Justiça suspende vacinação de adolescentes em Betim (MG)

Prefeitura da Grande BH foi a primeira do país a dar início à imunização de jovens de 12 a 14 anos com vacinas da Pfizer

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu, nesta quinta-feira (17), a vacinação contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 14 anos na cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. A imunização durou pouco mais de 24 horas.

A decisão foi assinada pelo juiz Taunier Cristian Malheiros Lima, da Comarca de Betim, na noite desta quarta-feira (16). Adolescentes que procuraram a vacina em suas escolas na manhã de hoje já não conseguiram tomar a dose do imunizante.

Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura de Betim se tornou a primeira, em todo o país, a vacinar estudantes entre 12 e 14 anos contra a covid-19. A aplicação das doses estava sendo feita nas próprias escolas onde os adolescentes estão matriculados.

A decisão da prefeitura foi baseada em uma autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que, na última sexta-feira (11) validou o uso da vacina da Pfizer em jovens de 12 a 15 anos de idade. No entanto, a decisão da agência não liberaria, de imediato a vacinação desse grupo já que, atualmente, o PNI (Programa Nacional de Imunização) só prevê a imunizção de pessoas com mais de 18 anos.

Volta às aulas 

O objetivo da prefeitura era acelerar a vacinação do público nessa faixa etária para acelerar a retomada das aulas presenciais na cidade. Conforme o cronograma elaborado pelo município, em um primeiro momento, apenas os estudantes da rede municipal seriam imunizados, mas nos próximos dias a campanha poderia ser estendida para alunos de escolas estaduais  e particulares.

A expectativa do prefeito Vittorio Medioli (PSD) era imunizar 13.519 alunos da rede municipal.

A reportagem entrou em contato com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Prefeitura de Betim, que ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

R7

 

Veja Também

Pedido de Vista suspende análise da Lei de Improbidade Administrativa

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu na quinta-feira (16) o julgamento da Ação …