Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Judiciário do Trabalho goiano eterniza histórias de servidoras e magistradas
Share
14/06/2025 6:08 PM
sábado, 14 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
DestaqueTribunais

Judiciário do Trabalho goiano eterniza histórias de servidoras e magistradas

adm
Last updated: 23/07/2024 1:46 PM
adm Published 23/07/2024
Share
mulheres 239
SHARE

Manter viva a história da desembargadora Ialba-Luza Guimarães de Mello, falecida em 2008, bem como homenagear outras 117 mulheres que contribuíram e continuam contribuindo na construção do Judiciário Trabalhista de Goiás, é o objetivo da Exposição Virtual: Mulheres & Trabalho, Atuação e Protagonismo no Judiciário Trabalhista, produzida pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 18.ª Região (TRT-18). A ação exalta a trajetória de ministras, desembargadoras, procuradoras, juízas, servidoras e advogadas trabalhistas que atuaram e ainda trabalham naquele tribunal.  

Ialba-Luza Guimarães de Mello (in memoriam) foi uma das magistradas pioneiras do TRT-18. Nascida em 1947, em Goiânia, a jurista presidiu o tribunal entre 1999 e 2001. Durante sua gestão, foram realizadas várias ações, entre elas a instalação da Ouvidoria com foco na cidadania e na transparência; a criação da Unidade Centralizadora de Recursos e Distribuição; e a criação do Centro de Memória do Tribunal, em novembro de 2000. Atualmente, um dos principais prédios do Complexo Trabalhista eterniza o nome da desembargadora.  

mosaico 1 premio memoria trt 18
A datilógrafa Elisa de Macedo, nomeada em 1945, está entre as mulheres que marcaram a história do tribunal – Fotos: Ascom TRT-18 

A exposição virtual foi a vencedora da Categoria II – Difusão Cultural e Direitos Humanos, da edição 2024 do Prêmio Memória do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A premiação foi realizada no dia 10 de maio, durante o encerramento do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (IV Enam), na sede do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o Palácio da Justiça.  

“Trata-se de um tributo a todas as mulheres que desafiaram as limitações sociais, cada uma a seu tempo, enfrentaram adversidades e se destacaram em um ambiente historicamente dominado pelos homens”, ressaltou o coordenador do Comitê de Documentação e Memória do TRT-18, desembargador Elvecio Moura.   

Nas palavras da chefe da Seção de Gestão da Memória do TRT-18, Ariony Castro, receber o prêmio CNJ reforça ainda mais o compromisso dos envolvidos na preservação da história do TRT. “Estamos profundamente honrados e inspirados a continuar nosso trabalho em prol da memória e história do Poder Judiciário Trabalhista”, comentou Castro.  

“Além de honrar as mulheres que moldaram e continuam a moldar o Judiciário Trabalhista, a exposição também mergulha na história das mulheres que deixaram uma marca no campo do direito trabalhista, demonstrando sua força, habilidade e dedicação”, comentou Ariony Castro.   

As mulheres de destaque figuram numa revista eletrônica interativa com fotos, depoimentos e QR Code para acesso às entrevistas, em vídeo, concedidas por algumas homenageadas. A publicação está permanentemente à disposição da sociedade com acesso pelo site do TRT-18, na página do Centro de Memória, no menu Projetos. Também pode ser acessada pelos visitantes do Centro de Memória por meio de totens interativos instalados no local. 

Homenageadas   

A Comissão do Comitê de Documentação e Memória do TRT-18 observou os critérios de antiguidade, protagonismo e mérito para definir a lista de mulheres de destaque na referida ação.   

A datilógrafa Elisa de Macedo, nomeada por Getúlio Vargas em 1945, está entre as mulheres que marcaram a história do Judiciário Trabalhista de Goiás. Falecida em 2014, Elisa orgulhava-se quando via as mulheres ocupando os mais diversos postos, pois sentia-se como parte deste contingente sempre crescente. A servidora acreditava na importância das mulheres nos espaços decisórios por uma questão de representatividade.   

A magistrada incluída mais recentemente na exposição é a desembargadora Iara Teixeira Rios. Nascida em 1971, na capital de Goiás, é a filha caçula de uma professora e de um juiz da cidade goiana de Jussara. Foi aprovada em Direito pela Universidade Federal de Goiás e, posteriormente, em seis concursos públicos. Em 2014, foi nomeada desembargadora do TRT-18 pela então presidente da república Dilma Rousseff. Foi diretora da Escola Judicial do TRT-18 no biênio 2021/2023.      

Prêmio CNJ   

O Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário foi instituído em 2021 para contemplar ação, atividade, experiência, projeto, programa, produção científica ou trabalho acadêmico que contribua para a preservação, a valorização e a difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário. A Resolução CNJ n. 429 e a Portaria CNJ n. 305 tratam dos objetivos e da regulamentação do concurso.  

A categoria Difusão Cultural e Direitos Humanos reconhece as iniciativas promovidas pelos centros de memória dos Tribunais que visam fomentar a cidadania, os direitos humanos, a cultura, a educação, a acessibilidade, a inclusão, a diversidade e a sustentabilidade. A avaliação abrangeu os 96 Tribunais do Judiciário, tendo sido premiados sete Tribunais.     

Foto: Cássio Castiñeiras/ Ascom TRT-18

Texto: Thays Rosário
Edição: Beatriz Borges
Fonte:Agência CNJ de Notícias 

TJ-DF manda Serasa interromper venda de dados de clientes sem autorização

Lançada mais uma edição da Revista Direito Hoje

OAB destaca avanços para mulher advogada na abertura do Conselho Pleno

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Representantes do MP no Piauí se posicionam contra PEC 5/2021

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?