terça-feira , setembro 29 2020

IX Conferência Estadual da Advocacia da OAB Rio Grande do Sul conta com a participação da OAB Piauí

Na manhã desta quinta-feira (13), o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, participou do IX Conferência Estadual da Advocacia, evento virtual promovido pela OAB Rio Grande do Sul. Na ocasião, ele compôs a mesa de debatedores da palestra Atuação do Sistema de Justiça do Ambiente Virtual.

A Secretária-Geral da OAB/RS, Regina Adylles Guimarães, presidiu a mesa que teve como relatora Karina Contiero, Presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados da OAB/RS. Junto a Celso Barros Coelho Neto, estiveram os debatedores Raimundo Candido Junior, Presidente da OAB/MINAS GERAIS, e Fernanda Medeiros, Pós-Doutora em Direito, Advogada e Professora.

Durante a sua fala, o Presidente da OAB Piauí defendeu o equilíbrio no uso das tecnologias para que a Justiça chegue a todos os cidadãos sem desumanizar o atendimento. “Nossa preocupação é com o pós-pandemia, como será a modernização da Justiça de forma que ela não se desumanize com os cidadãos”, enfatizou.

Ele apontou situações que ainda necessitam da forma presencial para acontecer, como o júri, e também ressaltou a importância tecnológica na abrangência dos atendimentos. “Com a virtualização, as distâncias têm diminuído e nos feito questionar como será vista a geografia virtual e a jurisdição. Tudo isso deve ser visto de forma a beneficiar os cidadãos”, concluiu.

Também estiveram presentes os palestrantes Tânia Reckziegel, Conselheira do Conselho Nacional de Justiça e Desembargadora do TRT da 4ª Região; Antônio Flávio de Oliveira, Defensor Público-Geral do Estado do RS; Alexandre de Souza Costa Pacheco, Juiz Corregedor do TJ/RS; e Simone Anacleto, Procuradora-Geral Adjunta de Consultoria de Produtividade, Competitividade e Comércio Exterior do Ministério da Economia.

Os três dias de evento têm como eixo central os impactos da sociedade tecnológica na Advocacia e na cidadania, abordando temas relacionados ao tratamento de dados à virtualização dos processos, democracia digital, entre outros. A programação completa pode conferir aqui.

 

Ascom OAB/PI

Veja Também

TJPR arquiva ação contra juíza que citou raça de réu negro ao condená-lo

O Órgão Especial (OE) do TJPR (Tribunal de Justiça do Paraná) arquivou hoje o processo …