IV Colégio de Presidentes das Subseções da OAB Piauí avalia positivamente ações realizadas ao longo do ano de 2020

Avaliação das ações desenvolvidas, melhorias estruturais nas Subseções, prestação jurisdicional e demandas da Advocacia de Norte a Sul do Estado, foram alguns dos temas abordados durante o IV Colégio de Presidentes das Subseções, realizado neste sábado (5). Conduzido pelo Presidente da Seccional, Celso Barros Coelho Neto, o evento ocorreu na Sala do Conselho Pleno, cumprindo todas as medidas sanitárias contra à Covid-19, orientadas pelas organizações de saúde. Estiveram presentes 9 Presidentes de Subseções, Diretores da OAB Piauí e o Secretário-Geral do CFOAB, Alberto Simonetti, que também é Coordenador Nacional do Exame de Ordem.

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, deu início aos trabalhos do Colégio falando da importância de ouvir de perto os anseios da Advocacia que milita em todas as 13 Subseções do Piauí.

“Esse ano de 2020 foi muito difícil por conta da situação de pandemia, mas mesmo assim, a OAB Piauí se manteve empenhada e realizou diversas ações institucionais, cursos on-lines, pós-graduações gratuitas, reuniões e várias outras atividades voltadas ao engrandecimento e melhorias para a Advocacia. Avalio que conseguimos contornar essa realidade da melhor maneira possível e todos os Presidentes das Subseções atuaram dedicadamente, cumprindo com êxito as missões institucionais que lhe foram entregues. Estamos nesse Colégio para ouvi-los a fim de destacarmos o que foi feito e o que podemos melhorar no próximo ano”, destacou.

Também avaliando positivamente a atuação da Seccional, o Secretário Geral da OAB Piauí, Leonardo Airton, ressaltou a transparência e o empenho da Seccional durante o ano de 2020.

“Conseguimos chegar nesse último mês com um saldo positivo. A Seccional tem mostrado com transparência e, em números, tudo o que realizamos. Sabemos que outras Seccionais também enfrentaram inúmeros percalços. Como no Brasil a fora, aqui, também vivenciamos problemas de receitas e despesas, mas conseguimos nos reinventar e promover valorização para os Advogados e Advogadas piauienses. Inclusive, lançamos dois e-books com as ações da OAB Piauí nesse período de pandemia. E, digo com certeza, a OAB Piauí é uma das Seccionais que mais atuou junto a Advocacia nesse ano”, frisou.

Enaltecendo o compromisso com a Advocacia, em sua fala, o Diretor-Tesoureiro e Presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda, ressaltou os benefícios promovidos.

“Acredito que nos momentos mais difíceis são quando homens e mulheres de bem se engrandecem e surgem, através da sua conduta moral, contra os desafios. Estamos honrando todos os compromissos assumidos pela Diretoria e Gestão e, assim, continuaremos. São Raimundo Nonato, Valença, Oeiras, Bom Jesus, Parnaíba e Picos, foram algumas das Subseções contempladas com formações e melhorias estruturais. O momento agora é de fecharmos esse ano com muita esperança no porvir com ainda mais trabalho para toda a Advocacia,” destacou.

A Secretária-Geral Adjunta da OAB Piauí, Nara Letícia de Castro, também destacou as ações desenvolvidas e a relevância do Colégio como espaço democrático.

“Hoje é um dia muito importante, pois aqui é onde ouvimos os reclames e sabemos as verdadeiras dores da Advocacia. Sabemos que a prestação jurisdicional no interior é muito difícil. Agradeço a presença de todos vocês nessa reunião e ressalto que as demandas e avaliações aqui colocadas nortearão nosso trabalho ao longo do ano de 2021. Estou feliz em participar desse espaço democrático promovido pela OB Piauí”, disse.

Prestigiando o evento, o Secretário-Geral do CFOAB, Alberto Simonetti, que também é Coordenador Nacional do Exame de Ordem, ressaltou a relevância da atuação dos Presidentes em prol da OAB.

“A Seccional Piauí está de parabéns por realizar esse evento grandioso. É muito importante realizar um Colégio com tamanha representatividade em meio à pandemia. E isso prova todo o empenho dos Presidentes de Subseções que aqui estão para dialogar e debater demandas que, sem dúvidas, só têm a melhorar o sistema OAB. Destaco meus cumprimentos especiais às mulheres, por desenvolverem um trabalho valoroso na Ordem e por estarem aqui por mérito e empenho. Eu agradeço a oportunidade e o convite”

O Colégio ouviu os anseios dos Presidentes das Subseções de Norte a Sul do Estado. Estiveram presentes Carlos Augusto (Presidente da Subseção de Barras), Martalene Silva (Presidente da Subseção de Valença), Gilberto Leite (Presidente da Subseção de Campo Maior), Ismael Paraguai (Presidente da Subseção de Corrente), Leonardo Cabedo (Presidente da Subseção de Floriano), Manoel Inácio (Presidente da Subseção de Piripiri), Adriano Dantas (Presidente da Subseção de Oeiras), Júnior Martins (Presidente da Subseção de Uruçuí) e James Amorim (Presidente da Subseção de São Raimundo Nonato).

Durante a programação do Colégio, os presidentes das Subseções ressaltaram as ações positivas realizadas pela Seccional ao longo do ano. As Pós-Graduações gratuitas, os benefícios do Cash Back e os descontos na anuidade, suporte financeiro durante a pandemia, tratativas com instituições financeiras sobre a situação de pagamentos de Alvarás e RPVs no interior, reuniões com o Poder judiciário, certificações e sistema de comunicação, foram alguns dos pontos discutidos durante o Colégio.

Além disso, ao longo da reunião foi ressaltado todo o empenho da Seccional na promoção de melhorias estruturais nos prédios das Subseções de Valença e Barras, que serão inauguradas, assim como reconstrução da Subseção de Oeiras e a construção da Subseção de Piripiri.

Ao final do Colégio, Celso Barros Coelho Neto agradeceu à presença dos representantes das Subseções, ao passo que reforçou o convite para o próximo Colégio, que será realizado no dia 29 de janeiro, em Campo Maior.

Ascom OAB/PI

Veja Também

Nova ferramenta

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22), por meio da Secretaria de Tecnologia …