Inverno causa danos em estradas piauienses

O trânsito de veículos ficou complicado nas estradas que não possuem asfalto e atinge algumas que já estão pavimentadas no interior do Piauí. As fortes chuvas trouxeram uma boa colheita para os produtores do sul do estado, mas estão atrapalhando a logística de quem precisa escoar a produção.

A situação é delicada na PI-392, no município de Baixa Grande do Ribeiro, onde são esperadas 862 mil toneladas de grãos neste ano.

Na região Sudoeste do Piaui, que inclui Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Bom Jesus, Santa Filomena e Currais, onde a colheita pode chegar a 3,93 milhões de toneladas de grãos, o cenário também não é animador.

A super safra de grãos no Sudoeste do Piauí, já sendo colhida desde o final de fevereiro, pode ficar no campo ou chegar a maior custo em face da situação delicada pelo que passa a região.

O Diretor executivo da Aprosoja-PI, Rafael MaschioRodovia, gravou um vídeo na rodovia Transcerrado, onde denunciou esta realidade. “Temos muitos trechos intrafegáveis, atoleiros constantes, caminhões que só passam a reboque. A situação é tão delicada que as transportadoras não querem mais atuar na região. Os custos do frete estão elevados”, denunciou.

Os produtores enviaram carta ao governo do estado pedindo intervenção emergencial nos seguintes trechos:

1) PI-392 (Bom Jesus-PI à Baixa Grande do Ribeiro-PI), principalmente o trecho dos 16,5 km da subida da Serra Grande (Baixa Grande do Ribeiro-PI), licitado ainda no ano de 2013, cuja “obra” está completamente abandonada.

2) PI-397 (Rodovia Transcerrado), principalmente os 2º e 3º trechos (Serras Branca, Laranjeira, Pirajá e Quilombo), onde nunca houve sequer uma obra de implantação e revestimento primário da rodovia.

3) Manutenção das demais vias (trechos) não pavimentadas (demais trechos da PI-392, Acessos às PI’s, Vicinal da Serra da Fortaleza e PI-391 / Pratinha / Perimetral Sul).

Através de nota, a Secretaria do Estado de Transportes (Setrans) informou que aguarda recursos para que os serviços  de recuperação da PI-397 tenham continuidade, bem como os demais trechos.

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