segunda-feira , setembro 28 2020

Intercâmbios auxiliam na prática de novos idiomas

É confirmado que viajar traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Traçar como meta conhecer outro país, entrar em contato com outros hábitos e culturas, tem sido um desejo recorrente que tem ganho cada vez mais adeptos no mundo inteiro. No Brasil, a realidade não é diferente: mais pessoas têm buscado realizar intercâmbios. Em um comparativo, a Associação das Agências de Intercâmbio no Brasil informou que no ano de 2018 cerca de 365 mil brasileiros deixaram o país, o que representa um percentual de 20% a mais que no ano anterior.

Para o ano de 2020, a estimativa é que tenha aumentado 13%, o que representaria o total de 415 mil brasileiros embarcando para experiências maravilhosas em outros países. Além de ser a realização de um sonho para muitas pessoas, um intercâmbio agrega ao currículo profissional, assim como traz benefícios e excelentes experiências empírico-sociais, como o respeito a outras tradições e costumes.

Luiza Guerra, 15 anos, logo vai concretizar seu maior sonho: realizar um intercâmbio. Ela estuda inglês desde os quatro anos e reconhece que essa escolha fortaleceu seu desejo de passar um ano nos Estados Unidos da América (EUA) para estudar. “Cresci, aprendi e amadureci na escola de idiomas. Ela foi essencial na construção e realização do meu sonho. Este é o meu primeiro intercâmbio e espero que ainda tenha muitos, porque tenho expectativas muito boas para a viagem. Me sinto muito segura porque sei que vou conseguir me comunicar e colocar em prática tudo que aprendi”, externa a futura intercambista.

Sua mãe, Lennara Guerra, é pedagoga e sente-se feliz e confiante com a viagem da filha. “Ela é aluna da escola de idiomas há bastante tempo, cerca de 11 anos. Com certeza, ela ter estudado outra língua foi fundamental para esse momento. Eu já fui a outro país, assim como o pai dela, então é um sonho dela que se realiza”, destaca a mãe.

Aprender o idioma do novo país garante mais confiança

 

É fundamental compreender minimamente o idioma do país que pretende residir, e é nesse ponto que as escolas de idiomas são peças chaves. Metodologias adequadas, professores capacitados, bem como tecnologias que auxiliam os alunos, tornam o aprendizado do idioma mais confortável, eficaz e garante a confiança necessária para embarcar na nova trajetória.

A diretora pedagógica de uma escola de idiomas, Lina Carvalho, enfatiza que o primeiro passo é aprender a língua do país. “Serão experiências sociais incríveis, mas é complicado chegar em outro país e não saber o idioma. Quanto antes você se ater a essa necessidade, mais facilitado será seu processo de embarcar nessa nova jornada. As escolas de idiomas atuam para aumentar todas as suas oportunidades de intercâmbios e demais experiências”, enfatiza.

A expectativa é que o número de pessoas realizando intercâmbios cresça com o passar dos anos. Antes de viajar, é importante definir o que almeja ganhar com a experiência, ter organização financeira, assim como pesquisar os costumes e hábitos, por exemplo, do país que pretender morar temporariamente.

Ascom

Veja Também

Governo repassa R$ 454 milhões para apoiar retomada das aulas

Ministério da Saúde reforça que a decisão pela retomada das atividades escolares cabe aos governadores e …