quarta-feira , outubro 28 2020

II Edição do Workshop “Entre Elas”

Para abordar pautas afirmativas entre as advogadas e o seu papel político na sociedade, além da promover o compartilhamento de conhecimento, bem como de avanços que as levem à igualdade no mercado de trabalho, é que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, promoverá, na próxima terça-feira (28/08), a partir das 19h, na Sala Grande da ESA, a segunda edição do Workshop “Entre Elas”.

“Desde que assumi a presidência da Comissão, foco na formação política e profissional das advogadas, tendo em vista que as Comissões são como a ‘porta de entrada’ da Ordem dos Advogados, de maneira que apenas com o verdadeiro conhecimento do nosso papel político na sociedade é que fortalecemos elos e nos tornamos protagonistas no processo. Por isso, defendemos tanto a formação, pois é a partir desta que as mulheres ganham força e poder na defesa de seus direitos”, afirmou a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA e organizadora do evento, Ananda Farias.

A advogada aponta números alarmantes, como o de que apenas 50% das mulheres em idade de trabalhar estão representadas na população economicamente ativa no mundo. “Os dados mostram que conforme maiores os índices de desigualdade de gênero, proporcionalmente elevados são os casos de violência em decorrência do sexo. Em suma, o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres e para que consigamos diminuir estes números alarmantes de violência, precisamos escassear este cenário de tamanha desigualdade”, ressaltou.

A segunda edição do “Entre Elas” trará diversas temáticas, em palestras defendidas por militantes de variados movimentos feministas, como o tema “Eu também sou mulher”, que será ministrada pela advogada Priscilla Selares, integrante da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/MA, responsável pela coordenação do Fórum Metropolitano de Entidades de Pessoas com Deficiências e Patologias, coordenadora do coletivo de Mulheres com Deficiência do Estado do Maranhão, e coordenadora jurídica do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com baixa visão.

Para falar sobre “Violência e Resistência no Cotidiano da Mulher Negra”, a advogada, mestranda em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão (PPGDIR/UFMA), assessora da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular e integrante do movimento Yalodê de Mulheres Negras, a palestrante Amanda Costa.

Seguindo a programação, a feminista, doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, autora do livro “O Negro na biblioteca”, coordenadora do grupo de estudos feministas Marielle Franco, a palestrante Francilene Cardoso, que abordará o tema: “Para quê o pensamento feminista?”.

Discorrendo sobre “A importância da vida acadêmica na formação intelectual das mulheres”, a advogada, doutora e professora do curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão, da UNDB e da Faculdade Estácio de Sá, Heloísa Gomes Medeiros, também será uma das palestrantes da noite.

Com um dos temas mais atuais, de repercussão nacional e até mesmo mundial, a delegada de Polícia Civil e chefe do Departamento de Feminicídio do Maranhão, Viviane Azambuja debaterá sobre “Descontruir o machismo para prevenir o feminicídio”.

As inscrições já estão abertas, são gratuitas para todos os públicos e podem ser feitas pelo site da Escola Superior de Advocacia, na aba Agenda da ESA.

Fonte: OAB/MA

Veja Também

Seduc realiza projeto Pré-Enem na Estrada em União e Fronteiras

Nesta sexta-feira (23), os alunos da cidade de União participam da revisão Pré-Enem na Estrada …