IES federais são premiadas por desenvolvimento sustentável

Prêmio Capes Elsevier 2023 foi entregue a seis universidades federais durante o 6º Seminário Consolidando Caminhos: o Portal de Periódicos e a comunicação científica para o Brasil, em Brasília

Seis universidades federais receberam, nesta terça-feira, 5 de dezembro, o Prêmio Capes Elsevier 2023, concedido pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A premiação reconhece a contribuição dos seus projetos científicos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).  

A entrega ocorreu durante o 6º Seminário Consolidando Caminhos: o Portal de Periódicos e a comunicação científica para o Brasil — na sede da Fundação, em Brasília (DF). A cerimônia comemorou os 23 anos do Portal de Periódicos da Capes. Na seleção dos vencedores, foi considerada a produção científica entre 2018 e 2022 de instituições com pelo menos 2 mil publicações. Cada ODS representa uma categoria da premiação, que já está na quinta edição. 

Foram premiadas a Universidade Federal de Santa Maria (Erradicação da pobreza), Universidade Federal de Ouro Preto (Igualdade de gênero), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Água limpa e saneamento/Inovação e infraestrutura), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Redução das desigualdades), Universidade Federal de Itajubá (Ação contra a mudança global do clima) e Universidade Federal de Goiás (Vida na água). A Universidade Federal de Sergipe levou menção honrosa.  

Também receberam o prêmio o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Fome zero e agricultura sustentável/Trabalho decente e crescimento econômico/Vida terrestre), a Fundação Getúlio Vargas (Saúde e bem-estar), o Hospital Israelita Albert Einstein (Educação de qualidade), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Energia limpa e acessível), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Cidades e comunidades sustentáveis), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Consumo e produção responsáveis) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Paz, justiça e instituições eficazes). 

Portal de Periódicos  Criado em 2000, o Portal de Periódicos tem a participação de 446 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de 6 milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso à melhor produção científica internacional. A plataforma, que é um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo, tem contribuído para o fortalecimento da pós-graduação no País e para a integração da comunidade científica brasileira. 

Foto:Ascom MEC/Divulgação

Fonte:Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Capes 

 

 

Veja Também

Local de prova do concurso unificado será divulgado hoje, às 10h

Cartão de Confirmação estará disponível no site, na Área do Candidato O Ministério da Gestão …