Fórum Eleitoral: Sala da OAB é inaugurada com homenagem ao Advogado José Moacy Leal

Proporcionar espaços dignos para a Advocacia piauiense é uma das missões da Seccional Piauí. Na manhã desta terça-feira (17), em mais um ato de valorização da Advocacia regional, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, inaugurou a sala da OAB no Fórum Eleitoral, que tem como homenageado o Advogado José Moacy Leal (in memoriam).

A Solenidade aconteceu seguindo todos os protocolos de segurança exigidos e recomendadas pelas autoridades de Saúde para prevenção da COVID-19. Durante a Cerimônia, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Neto, cumprimentou os presentes e destacou o legado que Moacy Leal deixou para a Advocacia piauiense.

“Nós estávamos contando os dias para que pudéssemos ter a oportunidade de inaugurar esta sala. Moacy Leal foi o primeiro Ouvidor-Geral da OAB Piauí, sempre atuante nas causas da OAB, um ativista mesmo. Então, aqui eu quero dar meu testemunho de que essa homenagem é pouco pela dimensão que teve Moacy Leal, mas estamos aqui até quebrando aquela máxima de Aristóteles que diz “a grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”. Então, Moacy Leal merece essas homenagens porque ele realmente fez por merecê-las por toda a sua trajetória, toda a sua vida e por todo o legado que tem deixado aqui com o carisma dos seus familiares que revelam justamente a saudade que ele deixou em todos nós”, homenageou Celso Barros Coelho Neto.

O Advogado Marcelo Nunes de Sousa Leal, filho do homenageado, enalteceu a carreira jurídica do pai. “Devo dizer que esta homenagem traz à nossa família conforto e ajuda na superação dessa perda irreparável. Por este motivo, Presidente Celso Neto, em nome da minha família, receba o nosso fraterno agradecimento pela atribuição do nome do meu pai à Sala de Advogados deste Fórum Eleitoral de Teresina. Agradeço também ao Dr. Emmanuel Fonseca pela iniciativa da propositura em âmbito interno da Ordem, obrigado a todos por esse momento”, agradeceu.

A viúva do homenageado, Maria das Graças Nunes de Sousa Leal, também presente na solenidade, enalteceu o momento e agradeceu pela lembrança ao marido por sua carreira e humanidade.  “É um momento muito importante e de muita emoção, mas, ao mesmo tempo, de gratidão aos amigos e à OAB Piauí por terem reconhecido seu trabalho, sua simplicidade e sua vida de luta. Hoje, tenho certeza que ele está em lugar melhor olhando para todos nós”, ressaltou.

O Secretário-Geral da OAB Piauí, Leonardo Airton, participou da Cerimônia, e destacou em sua fala a trajetória profissional de Moacy Leal. “Essa é uma das homenagens mais justas que tive a oportunidade e a honra de participar. Conheci o Dr. Moacy Leal como amigo da família quando eu ainda era criança. Anos depois, como Advogado e enveredando na área eleitoral, tive a honra de trabalhar com ele na minha primeira campanha”, disse.

Em seguida, o Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Piauí, Emmanuel Fonseca, proponente da homenagem, pontuou que “Moacy Leal representava a Advocacia piauiense e eleitoralista como ninguém. Era um Advogado conhecido pelo seu tom sereno, sincero e conciliador e sempre representava com muito esmero e muita competência seus clientes. Essa homenagem, embora singela, deixa claro que a Advocacia deve sim prezar pela boa memória e pela história dos Advogados que por aqui passaram”, Frisou.

Também prestigiando a Cerimônia, o Juiz Diretor do Fórum Eleitoral, Thiago Brandão, e o Diretor-Geral do TRE-PI, Ronaldo Araújo Braga, pontuaram os caminhos trilhados por Moacy Leal, parabenizaram a OAB Piauí pela iniciativa e proferiram um discurso de homenagem e admiração.

Participaram ainda da solenidade o Chefe da 1º Zona Eleitoral, Antônio Francisco Nogueira Carneiro; o Conselheiro Federal da OAB, Raimundo Júnior; a Conselheira Federal Geórgia Nunes, o juiz Substituto do TRE-PI, Edson Araújo; além dos familiares do homenageado; José Moacy Leal Júnior (filho); Clara Leal (Irmã); Tânia Leal (irmã); João Leal (Irmão); Nazaré Leal (Irmã); Vilmar Leal (irmã); Deusamar Leal (irmão); e Socorro Leal (irmã).

Mais sobre José Moacy Leal

Nascido em Amarante-PI, em 21/06/1943, José Moacy Leal graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Atuante nas áreas administrativa e empresarial, possuía vasta experiência obtida através da prestação de serviços profissionais na Administração Pública e em entidades representativas de Classe, nos vários cargos que exerceu, notadamente como: Secretário de Administração e de Serviços Urbanos do Município de Teresina; Advogado da Empresa de Telecomunicações do Piauí (S/A–TELEPISA); Superintendente da Legião Brasileira de Assistência  (LBA); Diretor Administrativo do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Piauí (DER); Assessor Jurídico e Chefe de Gabinete do Governador do Estado do Piauí; Conselheiro do Conselho de Contribuinte de Teresina e ainda do Conselho Deliberativo do SEBRAE/PI; Membro vogal na Junta Comercial do Piauí (JUCEPI); Presidente da Companhia de Gás do Piauí  (GASPISA); Diretor da Associação Comercial Piauiense; Ouvidor da Seccional da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB/PI); Conciliador de Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Teresina, além de Consultor Jurídico de grupos empresariais.

Na área de Direito Eleitoral, atuou como Advogado e na assessoria e consultoria jurídica a partidos políticos em âmbito municipal, estadual e nacional, tendo exercido ainda o cargo de Juiz Eleitoral, na categoria de jurista, junto ao TRE/PI.

Moacy Leal morreu no dia 25 de fevereiro, deixando um grande legado na cultura jurídica, na Advocacia e na sociedade.

 

Ascom OAB/PI

Veja Também

Cristiane Britto, visita a OAB-PI e se reúne com representantes da advocacia

A Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do Brasil, Cristiane Britto, visitou a Ordem …