Entidades realizarão Workshop de Oportunidades para reeducandos e egressos do sistema prisional do Piauí

Nesta sexta-feira (15), acontecerá um Workshop de Oportunidades para reeducandos em cumprimento de pena não prisional e egressos do sistema carcerário do Piauí. O evento é uma realização conjunta do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai; e Tribunal de Justiça do Piauí, no âmbito do Programa Reconstruindo Vidas, que é coordenado pelo juiz da Vara de Execuções Penais de Teresina, José Vidal de Freitas.

Durante o workshop, que acontecerá na sede do Sebrae em Teresina, o arte educador Jefferson Xavier, mais conhecido como palestrante Jex, proferirá uma palestra motivacional, mostrando para os participantes que eles são capazes de se reinserir no mercado de trabalho, dando continuidade aos seus planos e suas vidas.

“Estamos dando a nossa parcela de contribuição para a diminuição da criminalidade no Estado, além de cumprindo a nossa missão de fomentar o empreendedorismo. A nossa atuação noReconstruindo Vidas é no sentido de capacitar os reeducandos e egressos, incentivando o desenvolvimento de alguma atividade empreendedora, a fim de que não reincidam nas práticas delituosas. É uma semente que estamos plantando, que esperamos que gere bons frutos e resultados efetivos no que se refere à redução das infrações penais no Piauí”, declara o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Após a palestra motivacional, analistas do Sebrae e do Senai estarão atendendo os participantes e apresentando as soluções das duas instituições, que podem contribuir para a profissionalização dessas pessoas e reinserção no mercado de trabalho.

“Esperamos contar com a participação de cerca de 100 pessoas, entre reeducandos, regressos e respectivos cônjuges. A nossa intenção é mostrar para essas pessoas a importância e o valor de uma profissão para que possam ter seus próprios negócios. Queremos também fechar turmas de treinamentos em gestão, que serão ofertados pelo Sebrae, e de cursos profissionalizantes, os quais serão oferecidos pelo Senai”, explica a analista do Sebrae no Piauí, Valclêdes Moura, que representa a instituição na Comissão de Coordenação do Programa Reconstruindo Vidas.

Ainda segundo Valclêdes, há mais de dois anos o Sebrae vem desenvolvendo ações no âmbito desse programa. “Já ofertamos várias turmas do Começar Bem para esse público. Agora queremos aprimorar nossa atuação. Por isso, resolvemos nos unir ao Senai e avançar na iniciativa, mostrando também para essas pessoas como elas podem ter uma empresa de sucesso”, acrescenta.

Entre as soluções que serão ofertadas para os reeducandos, egressos e cônjuges, está um curso de jardinagem, o qual se configura como uma alternativa de emprego e renda para as famílias.

Fonte: Ascom

Veja Também

UniFacid Wyden oferece consultoria gratuita para desenvolvimento de negócios

Teoria e prática em favor da população é uma das diversas maneiras de tornar a …