Beautiful brazilian female student with group of international people outdoor on campus of university

Como obter uma bolsa de mestrado no exterior

Com o advento da era digital e a virtual eliminação das fronteiras entre os países, conseguir uma bolsa de mestrado para estudar no exterior não é um sonho tão distante quanto era há trinta anos atrás.

Ao mesmo tempo, ter um mestrado no exterior é sem dúvida um diferencial importante para qualquer estudante ou profissional brasileiro. Com o boom dos cursos de graduação presenciais e a distância ao longo dos anos 2000, ter um bacharelado já não faz tanta diferença. Até mesmo ter o inglês ou espanhol como línguas adicionais já está se tornando lugar comum, haja vista que as franquias de idiomas também se expandiram na mesma época movidas pela expansão da classe C.

Para sobressair diante da competição do mercado de trabalho, o estudante ou profissional recém-formado precisa buscar mais qualificação diferenciada, que um mestrado no exterior pode seguramente proporcionar.

Por outro lado, os cursos de mestrado no exterior são extremamente caros se o estudante não puder contar com uma bolsa integral. Só para termos uma ideia, estudar em Oxford, uma das mais prestigiadas universidades do mundo, pode chegar a quase 46 mil dólares por ano para os alunos que não são britânicos nem europeus.

Por esse motivo, saber como obter uma bolsa de mestrado para estudar no exterior é muito importante.

BOLSA DE MESTRADO NA ALEMANHA

No site do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), existem bolsas para oito cursos de mestrado, em oito universidades diferentes, na área de políticas públicas e boa governança, e a maioria deles são ministrados em inglês ou em inglês e alemão.

Basicamente, o que se pede é que o candidato tenha excelente rendimento acadêmico e bons conhecimentos de inglês ou alemão. Caso seja selecionado, o candidato ganha auxílio para passagem aérea, seguro saúde e bolsa no valor de 850 euros.

BOLSA DE MESTRADO NA FRANÇA 

Existem vários tipos de bolsa de estudos para a França, mas existe uma bolsa que é especial para candidatos brasileiros e se chama Bienvenue en France. Esta bolsa, que é parcial, permite que o candidato realize o mestrado em qualquer curso em uma universidade pública francesa. Esta bolsa serve tanto para a graduação quanto para o mestrado.

Como na França, a maior parte do ensino superior é público, os alunos pagam somente uma taxa anual que com esta bolsa parcial fica 243 euros para o mestrado e 170 euros para a graduação.

Os critérios para a elegibilidade, assim como no caso da bolsa para estudar na Alemanha, são a excelência acadêmica e o nível intermediário de inglês e francês.

BOLSA DE MESTRADO CAPES-FULBRIGHT PARA OS ESTADOS UNIDOS

Uma oportunidade aberta atualmente para aqueles que desejam estudar nos Estados Unidos, é a Bolsa do Programa Capes-Fulbright – Master of Fine Arts (MFA).

A bolsa é para Mestrado Profissional de Formação de Roteiristas nos Estados Unidos, e ela cobre até 50.000 dólares de gastos anuais, seguro saúde, passagem de ida e volta entre Brasil e EUA e auxílio instalação no valor de Mil dólares. A bolsa tem duração de até dois anos, e os requisitos são relativamente simples, como experiência comprovada na elaboração de roteiros para produções cinematográfica e/ou audiovisuais, além da boa proficiência da língua inglesa.

Universia

Veja Também

Caixa abre inscrições para concurso com salários de até R$ 14,9 mil

Provas serão aplicadas no dia 26 de maio Começaram nesta quinta-feira (29) as inscrições para …