Uma boa campanha de marketing não deve levar em consideração apenas fatores básicos, como público-alvo e propagandas, mas realizar uma análise crítica do seu macroambiente, a fim de entender o contexto na qual está inserida. Mas afinal, o quanto esses fatores influenciarão o resultado final da sua campanha? Descubra com a gente.
Dentro do marketing temos duas terminologias diferentes, mas que, em suma, apresentam idéias e ações reativas muito similares. Estou falando do Ambiente de Marketing e Marketing Sazonal, que serão abordados neste texto.
Dentro deste tema temos ainda mais duas subdivisões, sendo questões do microambiente, que se trata de assuntos referentes à empresa, como fornecedores, administração e processos, e questões do macroambiente, o qual vamos tratar melhor hoje, referentes aos fatores externos à empresa que não podem ser alterados por você, mas a boa e má administração e como lidar com eles é o ponto chave entre o fracasso e o sucesso de sua campanha.
Macroambiente e Sazonalidade
É evidente que passamos por essa fase com rápidas transformações na história. O celular, por exemplo, funcionava apenas para fazer ligações há 10 anos atrás, no entanto, hoje já é fartamente utilizado e é essencial tanto para empresas como para gestão de diversos âmbitos do nosso dia-a-dia. Logo, nosso macroambiente está se apresentando cada vez mais volátil e com novas aberturas de oportunidades diariamente.
Apresentaremos aqui alguns pontos de atenção a seu macroambiente, para que, quando uma oportunidade aparecer, você seja o primeiro a aproveitá-la:
1. Ambiente Natural
Tal ponto pode se passar despercebido em muitos casos, porém vem crescendo muito nos últimos tempos. Ele leva em conta desde catástrofes, como queimadas e furações, até, simplesmente, as estações, adaptando sua estratégia para cada uma.
Outra abordagem extremamente importante dentro do ambiente natural é a questão do Marketing Verde, assunto que vem tomando cada vez mais importância nos consumidores e é um ótimo ponto para mostrar o seu posicionamento de marca.