sexta-feira , outubro 23 2020

Cerimônia de lançamento do 16º Salão do Livro do Piauí

Comunidade acadêmica, autoridades políticas, intelectuais, a imprensa piauiense e leitores prestigiaram o lançamento do Salipi, que para o ano de 2018 traz como frase-chave “Uma casa sem livros é um corpo sem alma”. O evento permanece em corealização entre a Universidade Federal do Piauí e a Fundação Quixote, impulsionando o calendário cultural do estado. O Salipi ocorre entre os dias 1º e 10 de junho, no espaço Rosa dos Ventos. Este é o quinto ano consecutivo em que a Universidade sediará o evento. O evento oferece dezenas de estandes com venda de livros, oferta de cursos, bate papo literário, palestras, exposições, música, dança, apresentações  e teatrais.

Por movimentar anualmente 180 mil pessoas, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reconheceu o salão do livro como o evento que recebe o maior público externo, dentre as atividades que são realizadas na Instituição. Em sua fala, na cerimônia de lançamento, o Prof. Dr. José Arimatéia cumprimentou os presentes e destacou o impacto do Salipi para aproximar as atividades da Universidade com o público externo, especialmente.

“Fizemos pontes com a comunidade externa, com o objetivo de levar a UFPI para fora de seus muros e trazer a comunidade para o interior da Universidade, essa parceria trouxe muitos benefícios, pois o Salipi cresceu e sem dúvida nenhuma nós temos a participação maior dos estudantes, dos professores e técnicos da universidade”, comentou Lopes.

Os lançamentos da Editora Universitária (EDUFPI) têm espaço confirmado nesta edição e mantêm a tradição de apresentar as produções acadêmicas feitas dentro da UFPI, com incentivo à leitura e à promoção do desenvolvimento do Piauí.

Nomes como Márcia Tiburi, Bráulio Bessa e Germano Dutra estão entre os palestrantes confirmados. A grande novidade desta edição será o curso de Literatura Clássica, dividido em quatro módulos durante dois dias, no Cine Teatro da UFPI, com a professora piauiense, Danny Barradas. O SALIPI 2018 homenageará o escritor, historiador e professor Arimathéa Tito Filho. Também será relembrado o centenário do nascimento do crítico literário Antônio Cândido e de morte do poeta popular Leandro Gomes de Barros e de Olavo Bilac.

Fonte: Ascom

Veja Também

Aulas presenciais para alunos do 3º ano retornam nesta terça no Piauí

A abertura das escolas será um movimento gradativo, cauteloso, priorizando sempre a segurança dos estudantes, …