Na última reunião do Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA) da OAB-PI, os conselheiros jovens discutiram a matéria do Piso Salarial, se posicionando a favor do que seria o piso justo para classe: R$ 3.000,00 para jornada de 20 horas semanais e R$ 4.200,00 para jornada de 40 horas.
A decisão é fruto de estudos e pesquisas junto à classe piauiense, por meio de Audiência Pública, Gestão Participativa (site da OAB-PI), enquetes, comparativo do piso salarial do advogado de outros estados e de outras profissões.
Nos últimos anos, o Conselho Jovem vem lutando para dar eficácia social à Lei Estadual que disciplina o piso, por meio de campanhas de conscientização sobre a existência do piso salarial e das diferenças existenciais entre o advogado empregado e o advogado associado.
Segundo o presidente do CEJA, Pedro Costa, o Conselho enviará o que foi deliberado pelo colegiado e anexará as pesquisas desenvolvidas até então para apresentar ao Conselho Pleno da OAB-PI, durante sessão ordinária. “com vistas a garantir um piso salarial digno para os advogados empregados, iremos buscar obter do Conselho Seccional a devida homologação da decisão do CEJA e, posteriormente, pleitear a iniciativa junto às autoridades competentes.”, finalizou.
Fonte: Ascom