Cadastro Positivo é tema de palestra em Teresina

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina realizará palestra sobre o Cadastro Positivo no dia 6 de agosto, às 18h, na sede da entidade. O evento, para associados e lojistas interessados, será ministrado pelo gerente de Cadastro Positivo do SPC Brasil, Vilásio Pereira Júnior, e tem como objetivo esclarecer o impacto do Cadastro Positivo para as empresas e consumidores.

O Cadastro Positivo é um banco de dados com histórico de pagamentos e operações de créditos realizados pelos consumidores, onde todos os brasileiros estão cadastrados automaticamente. O Cadastro permite uma avaliação de crédito mais justa por parte das empresas que concedem crédito.

Antes da aprovação da nova lei, o consumidor precisava realizar o cadastro e autorizar a disponibilização das informações para o público. Agora, todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo, bem como as empresas, passam a fazer parte automaticamente desse cadastro. A partir de agora, a legislação também permite que, a qualquer momento, o contribuinte possa solicitar a sua exclusão no Cadastro Positivo.

“A CDL sempre realiza treinamentos e palestras para preparar e atualizar lojistas e colaboradores do comércio. E como as novas regras do Cadastro Positivo passaram a valer a partir desse mês, é um assunto que ainda gera dúvidas, mas um momento importante para o mercado, representando uma mudança nos programas de concessão de crédito. Assim, resolvemos trazer um especialista no assunto para apresentar todas as novidades e esclarecer as dúvidas dos lojistas, principalmente”, explicou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina, Evandro Cosme.

O bom desempenho dos consumidores cadastrados é medido por meio do acúmulo de pontos. A pontuação (score), que varia de 0 a 1000, é calculada por meio de informações de relacionamento financeiro, histórico de pagamento, inadimplências, consultas, dados cadastrais, dentre outros dados.

Ascom

Veja Também

Fiscais do Procon autuam três estabelecimentos por aumento de preço de máscaras e álcool em gel

Uma equipe do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou fiscalização em três …