A Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (Caapi) e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB/PI), foram parceiras do 1° Workshop do Câncer do Colo do Útero e HPV, realizado em São João do Piauí. O evento fez parte das ações do Amajes Lilás, mês no qual a Associação em Educação e Saúde da Mama Jesuína Estrela (Amajes) chama a atenção para a prevenção e o tratamento da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 16.370 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres.
Na oportunidade um grupo de advogados e advogadas estiveram presentes oferecendo consultoria jurídica gratuita. De acordo com a representante da Comissão de Direito da Saúde, Orlandina Lima, o evento foi abraçado pela instituição. “Contamos com participação da Comissão da Mulher da Advogada, da Comissão de Promoção da Cidadania, dando todo esse apoio jurídico à população de São João do Piauí e região, pois, muitos pacientes estão acometidos pelo câncer e não sabem que têm os direitos específicos daquela doença. Então, a OAB/PI como Casa da Cidadania, muito preocupada com a orientação da população participou deste evento dando toda a orientação jurídica sobre essa legislação pertinente aos pacientes portadores de neoplasia maligna. Porém, nós não restringimos somente as doenças, foram prestadas orientações nas áreas de direito tributário, de família dentre outras”, explicou a advogada.
Foram sanadas dúvidas como a da paciente oncológica, Teresinha Vila Nova. “Eu sou proprietária de um carro e fiquei sabendo que poderia ter a gratuidade no IPVA, todo mundo me dizia que tinha este direito, mas ficou esclarecido que esse direito é valido caso eu fosse a condutora do veículo, mas eu não tenho carteira, então não poderei ter esse benefício. O bom foi que tirei a dúvida e já posso responder com clareza quando alguém perguntar”, comentou.
A Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (Caapi), também ofertou os serviços de massagem relaxante e Reiki para as pacientes com câncer e realizou testes de glicemias. O evento contou ainda, com a vacinação do HPV e febre amarela e permitiu que mulheres de baixa renda pudessem fazer o exame do Papanicolau em uma clínica parceira.
O presidente da Caapi, Rafael Orsano, ficou muito satisfeito com a realização do evento. “Foram mais de 500 pessoas entre profissionais da área de saúde e população em geral que puderam ter mais esclarecimentos sobre essa doença. E isso acaba se multiplicando. Essa é uma contribuição para a sociedade, inclusive a Caapi continua com a arrecadação de cabelos humanos durante todo o mês de abril, com o corte gratuito no Salão, para que sejam feitas perucas para pacientes em tratamento do câncer”, comentou.
No Workshop sobre o câncer do colo do útero foram tratados temas como a “Importância de conhecer a rede local de atendimento e como ter acesso aos serviços” com a assistente social Nayara de Holanda, “Os Direitos das Pessoas com Câncer”, com o bacharel em Direito, Igor Brasileiro, “O Papiloma Vírus Humano e a Vacinação Contra o HPV” abordado pela Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras – ABENFO, Evanilda Sepúlveda, “Cidadania Feminina e Empoderamento” pela pedagoga Olga Maria Muniz Damasceno Silva e o “Câncer do Colo do Útero”, com a especialista em Colposcopia Thuanny Canedo Costa Paulo.