Com a chegada da Semana Santa muitas famílias se preparam para o período de religiosidade e reunião familiar. As comidas típicas como peixes, vinhos e chocolates tomam de conta do menu nesses dias, mas ainda existem mitos sobre eles.
A nutricionista Nailma Fonseca, que trabalha em importante restaurante de Teresina, ajuda a esclarecer os benefícios das comidas tipicamente pascoais. A dica principal é a moderação. “As comidas típicas de Páscoa são excelentes para a saúde, desde que consumidas com moderação”, afirma. “O Bacalhau, por exemplo, é rico em ômega-3, cálcio, magnésio, contribuindo para a manutenção do sistema imunológico e a diminuição da quantidade de colesterol e triglicerides no sangue, prevenindo doenças cardíacas”.
Já o chocolate, segundo a nutricionista, é poderoso aliado na produção de serotonina, o hormônio responsável pela felicidade no nosso cérebro. “O chocolate meio amargo, por exemplo, ajuda a promover um fluxo sanguíneo adequado devido aos antioxidantes que possui, assim como estimula o sistema nervoso central, melhora a função cerebral, dar sensação de bem estar e além de evitar a formação de placas de aterosclerose devido ao seu efeito antioxidante e cardioprotetor”.
O vinho também é importante aliado do coração. “Consumido com moderação, o vinho ajuda a diminuir os risco de aterosclerose por combater o colesterol ruim, diminui a pressão arterial e diminui o risco de problemas cardíacos como infarto, por combater o colesterol “, esclarece.
O período também trás grandes benefícios para o comércio, com a venda de ovos de chocolate e jantares em restaurantes. A empresária Jany Freitas aposta em manter seu restaurante aberto com a carta completa de opções de Páscoa para celebrar junto com as famílias.
“A Páscoa é um período muito bom para o Coco Bambu. Nós possuímos um menu completo de peixes e pescados, além de lançamentos que complementam a carta, como o Vinho do Coco Bambu e o Ovo de Páscoa de chocolate ao leite e cookies”, afirma a empresária. “A expectativa é de casa cheia nessa Páscoa onde as famílias celebram juntas com pratos de qualidade e procuram oferecer o melhor para seus familiares”, conclui.
Fonte: Ascom