terça-feira , janeiro 19 2021

Audiência Pública: OAB Piauí e TJ-PI debatem melhorias para aprimorar a prestação jurisdicional na região de Picos

Realizada nessa segunda-feira (23) na Subseção de Picos, a Audiência Pública, que contou com a presença do Secretário-Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), José Wilson, discutiu a parceria entre as duas entidades para melhoria da prestação Jurisdicional junto às Comarcas do Estado. Conduzida pelo Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, a Audiência contou ainda com a participação do Diretor-Tesoureiro e Presidente da Comissão de Relação com o Poder judiciário, Einstein Sepúlveda, do Presidente da Subseção de Picos, Kleber Curica, do Secretário de Orçamento e Finanças do TJPI, Roosevelt Figueiredo, além de Advogados e Advogadas que militam na região.

“Na ocasião, foi debatida a parceria para designação de Audiências públicas junto às comarcas do Estado, visando à melhoria da prestação jurisdicional. Por isso, durante essa semana, a Subseção receberá sugestões e reclamações que serão repassadas ao Tribunal. Precisamos dessas informações para que continuemos o trabalho junto ao TJ, melhorando sempre o atendimento à Advocacia de Picos e região. Estamos aqui com o compromisso de ouvirmos a Advocacia para que as dificuldades sejam amenizadas”, explica Celso Barros Coelho Neto.

Durante a Audiência, foi realizado um balanço das últimas gestões do Tribunal, pontuando avanços e melhorias no relacionamento entre a Justiça e a Advocacia, bem como no atendimento prestado no TJ-PI. A Diretoria da OAB Piauí e os(as) Advogados(as) presentes também foram ouvidos, com suas críticas, elogios e sugestões, que serão incluídos em relatório produzido pelo Tribunal para servir como base para o planejamento das próximas gestões.

“Um dos pontos debatidos foi uma reclamação crucial sobre a baixa quantidade de servidores em Simões e a transferência de um servidor de lá. Essa falta de servidor prejudica os serviços prestados pelo Tribunal. Além disso, apontamos alguns problemas da comarca de Picos e macrorregião e interpelamos por uma aproximação entre Advogados(as) e o TJ-PI”, disse Kleber Curica.

Para Einstein Sepúlveda, a parceria é resultado dos esforços da OAB Piauí em promover diálogos com o Judiciário em benefício dos trabalhos da Advocacia. “Desde o início da pandemia temos implementado diálogos entre Advogados(as) e o Tribunal, com o objetivo de melhorarmos ainda mais essa relação e a prestação jurisdicional. Esse diálogo busca uma maior compreensão pelo Judiciário dos pleitos da Advocacia, bem como de buscar soluções para sanar tais problemas”, defende.

O Secretário-Geral do TJ, José Wilson, disse que os anseios das demais Subseções ainda serão ouvidos até o mês de dezembro. “De posse dessas informações, em meados de dezembro, produziremos um relatório para encaminhar à Comissão de Transição e para a nova gestão do TJ, circunstanciando tudo. A finalidade é que possamos adotar medidas de melhorias e correções, mantendo o que tem dado certo”, explicou José Wilson.

Para enviar sugestões ou reclamações à Subseção de Picos, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (89) 3422-2944 ou pelo e-mail oabsubsecaopicos@hotmail.com.

 

Ascom OAB/PI

Veja Também

Nota de Pesar – José Carlos Valim, Diretor-Tesoureiro da OAB Amazonas

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, lamenta profundamente o falecimento do Diretor-Tesoureiro da …