As marcas que são donas de (quase) tudo que você compra no supermercado

Embora muitas startups estejam impulsionando novas tendências no setor de alimentação, grande parte deste mercado pertence ainda a um punhado de grupos gigantescos. Sob o guarda-chuva dessas empresas estão centenas de marcas — e até startups adquiridas — que sustentam as receitas bilionárias. Nos últimos anos, com as novas demandas dos consumidores, as grandes empresas se movimentaram para continuarem competitivas, buscando espaço fora de suas áreas tradicionais. E para continuarem, assim, com presença relevante nos supermercados e pontos de vendas.

A Nestlé, por exemplo, com um valor de mercado de US$ 238 bilhões, adquiriu no ano passado a Blue Bottle Coffee, cafeteira gourmet com sede em Oakland, na Califórnia. Também em 2017, a Unilever comprou a empresa brasileira de alimentos naturais e orgânicos Mãe Terra. Neste ano, a norte-americana General Mills, fabricante do cereal matinal Cheerios e dos iogurtes Yoplait, comprou a empresa de ração para pets Blue Buffalo.

Levantamento realizado pela CB Insights dá uma dimensão do tamanho que essas empresas tradicionais ocupam hoje no mercado de alimentos e bebidas. São apenas 11 nomes (Nestlé, Coca-Cola, Mars, Kellogg’s, Pepsico, Associated British Foods, Unilever, Kfratz-Heinz, Mondelez, Danone, General Mills) que juntos detêm (quase) tudo que encontramos em um supermercado tradicional. Dificilmente você escapa de achar uma marca de um iogurte, bebida ou doce que não seja de uma delas.

Fonte: Portal New Trade

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