Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: A única constante é a mudança
Share
05/07/2025 9:02 PM
sábado, 5 jul, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Notícias

A única constante é a mudança

Redação
Last updated: 07/04/2020 3:06 PM
Redação Published 07/04/2020
Share
IMG 20200407 150535
SHARE

Heráclito ou Heráclito de Éfeso foi um filósofo pré-socrático considerado o “Pai da dialética”.  Mesmo tendo escrito isso há tanto tempo atrás, nós enquanto civilização, não nos demos conta ainda dessa afirmativa , dessa certeza que contribui naturalmente para o nosso desenvolvimento e crescimento, mas que também nos tira da zona de conforto, pois exige da gente estratégia, conhecimento, competência, coragem, resiliência dentre outras características e habilidades para lidar com essa que é a grande realidade na vida.

A mudança, a transformação dos fatos e das pessoas. Nesse momento em especial, vivemos algo inédito, não somente pela fatalidade, mortes, etc., mas por atingir a todos no planeta. Desde a China onde se iniciou essa pandemia, a Itália onde se agravou bastante, os EUA, e demais países, todos estão em quarentena, sem saber o que fazer, muitos preocupados com a própria vida e o estado de saúde do seu povo, outros com a economia, pois essa “parada“ a médio e a longo prazo pode trazer malefícios para a vida das pessoas mais simples igual ou até pior que a pandemia.

Mas, como tudo isso é uma novidade, e não quero aqui tentar adivinhar o que irá ocorrer, sou adepto das duas correntes: cuidar das pessoas e pensar na economia, concomitantemente, sem extremos ou interesses escusos e pessoais por trás das ações. Mas, vou entrar de fato no ponto, sobre o que conheço com uma certa propriedade:  pessoas.

Sou um estudioso sobre o assunto, há muitos anos, com as mais variadas formações. Sempre participei de cursos e formações, onde quem mais participam são médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas, coachs, etc., e sempre me perguntavam o que um administrador de empresas fazia ali. Com muita simplicidade, respondia que uma empresa do ponto de vista técnico ou jurídico é um contrato social, mas do ponto de vista prático, é um conjunto de pessoas.

Então, como liderar da melhor maneira possível essas pessoas? Como fazer elas darem o seu melhor? Como fazer com que elas se sintam reconhecidas e valorizadas? Como torná-las felizes no ambiente de trabalho? Produz mais quem está mais motivado, feliz, isso é fato. Então, com base nesses objetivos e conhecimentos, o que mais nos afeta nesse momento é descobrir que a gente não tem controle sobre nada, nem sobre a própria vida.

Chega um vírus como esse e muda a rotina e vida de todos. Chegou a hora de repensarmos nossas posturas diante da vida, no mundo corporativo principalmente, a natureza não aguenta mais tanta exploração, poluição, falta de respeito. Nossos irmãos, a própria humanidade não aguenta mais tanta desumanização. Aproveitemos esse momento para uma profunda reflexão, para nos realinharmos aos nossos princípios e valores, que a gente olhe para o outro com amor, empatia, altruísmo.

Que a gente, em casa, resgate os nossos relacionamentos com nossa família. Que sejamos novamente os heróis de nossos filhos, o orgulho dos nossos pais, o porto seguro para os amigos. Que a gente viva com simplicidade, mas de verdade. Não vale a pena ser um personagem nesse mundo, que por alguma carência ou falta de maturidade a gente acaba sendo, para se sentir aceito ou pertencente a algum grupo assumindo papéis e levando uma vida superficial. E, no dia da partida, pois todos nós tempo o prazo de validade aqui pela terra, teremos que retornar. E que não façamos como muitos, que na hora da partida já sem tempo olhar para trás, descobrem quanto tempo perdido, por não dar valor realmente ao que tem valor: as pessoas, os relacionamentos. E, arrependidos, apenas lamentam não poderem mais mudar a sua história.

Então, sugiro a gente aproveitar esse acontecimento como a grande chance de nossas vidas. Imaginem o planeta como um organismo vivo, que respira, que também se transforma se desenvolve, nesse período de quarentena, ele se regenerando, recuperando a saúde, por estar sendo menos poluído materialmente e espiritualmente pois uma corrente de pessoas estão orando, rezando, meditando para que a gente supere esse período. Então, assim como o planeta, vamos aproveitar esse período para nos regenerarmos também, corrigirmos a rota, colocarmos Deus, a família e demais pessoas, nessa ordem, nos nossos objetivos.

É o que desejo a todos e também como empresário, essa é a minha postura: A Liberal Seguros está funcionando normalmente com todas as suas atividades, com seus colaboradores trabalhando home office, preservando assim a saúde de todos e cumprindo as orientações nesse período de quarentena. Não reduziremos jornada, não suspenderemos contratos e nem iremos realizar demissões. Sairemos desse período de reflexões e adaptações com as soluções necessárias para continuarmos a prestar um serviço de excelência, tendo a receita que precisamos e com as nossas relações na empresa mais sólidas, tendo a convicção que podemos realmente contar uns com os outros.

Liberal Neto é Administrador de empresa com habilitação em marketing, Pós graduado em recursos humanos, Ciências da educação e Psicologia positiva.

Nova diretoria da OAB/PI assume em janeiro

Empresa poderá abater faculdade do empregado de contribuição previdenciária

Semana de mobilização intersetorial de combate ao Aedes aegypti

Projeto proíbe corte de água antes de três meses de inadimplência

Tribunais têm autonomia para decidir sobre cota racial em concurso de cartório

TAGGED:mudancamundoreflexao
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?