Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
sábado, 6 jun, 2026
sábado, 6 jun, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Destaque - Reforma tributária traz avanços às cooperativas, mas incertezas podem desorganizar o agronegócio

DestaqueJurídico

Reforma tributária traz avanços às cooperativas, mas incertezas podem desorganizar o agronegócio

Redação
Last updated: 24/10/2025 12:02 PM
Redação
Published: 24/10/2025
Share
Andre 4
SHARE

A reforma tributária deu um passo importante ao reconhecer o papel das cooperativas, mas ainda deixa pontos críticos em aberto que podem afetar diretamente a organização econômica do agronegócio.

Para o advogado André Aidar, sócio e head de Direito do Agronegócio no Lara Martins Advogados, doutor e mestre em Agronegócio (UFG), a Emenda Constitucional nº 132/2023 e a Lei Complementar nº 214/2025 trouxeram avanços, mas a execução prática do modelo ainda preocupa.

“Há avanços importantes, mas com pontos de atenção. A emenda e a lei complementar reconheceram a natureza peculiar do ato cooperativo e asseguraram alíquota zero nas operações entre cooperado e cooperativa. O problema é que ainda há dúvidas sobre o uso de créditos nas operações com terceiros e sobre como essa neutralidade se aplicará em cadeias produtivas mais complexas”, afirma Aidar.

Falta clareza em reforma tributária

Segundo o especialista, a falta de clareza nas regras pode gerar insegurança jurídica, distorções de preços e aumento de litígios — um cenário que ameaça justamente um dos pilares de competitividade do agronegócio brasileiro.

“Sem regras uniformes, o modelo cooperado perde eficiência. Questões como o crédito tributário nas relações com não associados e o tratamento de operações mistas ainda carecem de definição. Isso eleva custos e enfraquece o sistema de integração produtiva”, explica.

Para mitigar os riscos, Aidar defende três ajustes fundamentais: regulamentação detalhada sobre o alcance da não incidência, criação de guias de compliance que diferenciem atos cooperativos e mercantis, e a instalação de um comitê técnico tripartite com representantes da Fazenda, da OCB e dos entes federativos.

“Esse acompanhamento técnico permitiria ajustes graduais e uniformes, garantindo a neutralidade e a segurança jurídica que o setor precisa”, aponta o advogado.

Com a transição do novo sistema prevista até 2033, o setor terá de se adaptar — e rápido.

“As cooperativas precisarão revisar contratos, ajustar sistemas e planejar a migração de créditos. A neutralidade ainda imperfeita pode pressionar margens e preços, mas o reconhecimento da alíquota zero nas operações entre cooperado e cooperativa ajuda a mitigar parte desses riscos”, conclui Aidar.

Fonte: André Aidar é sócio e Head de Direito do Agronegócio no Lara Martins Advogados, é professor de Direito Comercial e Direito Processual Civil, doutor e mestre em Agronegócio (UFG), especialista em Análise Econômica do Direito (Universidade de Lisboa), em Direito Empresarial (FGV) e em Direito Processual Civil (UFU).

Como identificar deepfakes de áudio e se proteger de golpes
Saúde mental da mulher em 2026: o novo padrão de ética e sustentabilidade nas relações de trabalho
MPPI promove audiência sobre a execução do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19
TST: Lavrador poderá ajuizar ação trabalhista onde mora, não onde trabalhou
Site deverá cancelar reserva de hotel e estornar valor sem multa em razão da pandemia
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?