segunda-feira , abril 29 2024

Ataques antidemocráticos no Brasil têm financiamento internacional, diz Toffoli

Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), revelou que pessoas que usam as redes sociais para atacar instituições brasileiras, como o próprio STF, receberam financiamento internacional. A informação foi dada em entrevista na noite de domingo (21) ao Canal Livre, da Band.

Os inquéritos da Corte que apuram atos antidemocráticos e fake news no país, conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes, têm como alvo deputados, empresários e blogueiros bolsonaristas, que sofreram medidas de busca e apreensão e quebras de sigilo.

“Esse inquérito que combate as fake news e os atos antidemocráticos já identificou financiamento estrangeiro internacional a atores que usam as redes sociais para fazer campanhas contra as instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional”, disse.

Para Toffoli, a quebra de sigilo bancário mostrou que os que atacam as instituições não são um “grupo de malucos”.

“Há uma organização por trás disso, que ataca inclusive a imprensa tradicional e séria”. “Temos que estar atentos, e o inquérito está em excelentes mãos”, destacou.

Segundo o ministro do STF, o objetivo desses grupos é “criar o caos e desestabilizar a democracia”.

“A história do país mostrou ao que isso levou no passado. Financiamento a grupos radicais, seja de extrema direita, seja de extrema esquerda, para criar o caos e desestabilizar a democracia em nosso país”, afirmou.

Em 2019, o inquérito sobre as fake news foi aberto no Supremo em resposta às crescentes críticas e ataques sofridos nas redes sociais, principalmente por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. A apuração sobre manifestações antidemocráticas foi instaurada em 2020 após uma sequência de atos em Brasília, inclusive com a participação do presidente.

Yahoo

Veja Também

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor para manter suspensão da medida O Supremo Tribunal Federal (STF) …