Mirna Borges fornece dicas de finanças para empresas na Semana do MEI

A palestra fez parte da Semana do MEI e aconteceu na sede do Sebrae em Teresina.  Foi ministrada pela coach financeira, Mirna Borges, responsável pelo canal EconoMirna, criado no YouTube em 2016. Através desse canal, Mirna dissemina conceitos de educação financeira, utilizando uma linguagem simples e descontraída, facilitando o entendimento sobre o mundo das finanças por parte de jovens e adultos.

“A primeira regra para o equilíbrio financeiro é gastar menos do que se ganha. Precisamos estabelecer limites e ter uma boa relação com o dinheiro. Não tem como viver em guerra com dinheiro e ao mesmo tempo querer ficar rico. Outra dica é não misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa. A primeira providência é ter as contas separadas. Hoje existem várias opções de contas com tarifa zero, o que facilita esse processo. Pensar como uma empresa é o melhor caminho para a evolução”, disse Mirna Borges.

Ainda segundo a coach financeira, o sonho é o que nos dá motivação para poupar ao longo da vida. “É muito bom gastar, mas realizar sonhos é melhor ainda. Por isso, devemos abrir mão de prazeres momentâneos para ter um prazer maior no futuro. Precisamos entender nossos sonhos e estabelecer metas e prazos para atingi-los. E o dinheiro é o meio para realizar esses sonhos. Poupá-lo então é o caminho mais viável para suas conquistas”, disse.

De acordo com Mirna, as economias devem começar com cortes de coisas fáceis. “Renegociar o plano de internet ou de TV a cabo pode ajudá-lo a reduzir os gastos. Procurar cartões sem tarifas também é uma boa opção. Não precisa cortar o que te faz bem, antes de cortar outras coisas que não te imponham sacrifício algum. Também é importante diminuir os supérfluos. Mudanças são essenciais para se chegar ao equilíbrio financeiro”, revelou.

Com informações do Sebrae

Veja Também

UniFacid Wyden oferece consultoria gratuita para desenvolvimento de negócios

Teoria e prática em favor da população é uma das diversas maneiras de tornar a …