quarta-feira , janeiro 20 2021

5 erros de comunicação que despertam antipatia no seu público

A maneira como você se expressa poderá fazer com que você seja percebido com simpatia ou antipatia pelo seu público. Veja como agir.

A maneira como você se expressa poderá fazer com que você seja percebido com simpatia ou antipatia pelo seu público.

Sabemos que a imagem que transmitimos influencia muito nas nossas relações, negociações, vendas, trabalhos em equipe…

Por isso mesmo, é importante saber quais erros de comunicação despertam antipatia nas pessoas para evitá-los no seu dia a dia pessoal e profissional.

Siga a leitura e veja os 5 erros que considero como principais. Você comete algum?

1. Falar muito sobre si mesmo 

Em apresentações, sejam elas online ou presenciais, é interessante contar um pouco sobre si, sobre sua trajetória e experiência. Mas é importante fazer isso com equilíbrio e lembrar que o foco é o conteúdo, a mensagem que você quer transmitir.

Falar excessivamente sobre si mesmo é algo que gera antipatia nas pessoas, afinal, é, muitas vezes, relacionado a uma imagem de prepotência, que causa resistência na audiência, naqueles que te escutam.

Conte, sim, histórias pessoais, sempre que for prudente e condizente com o contexto. Compartilhe experiências. Diga o que te faz ser especialista no assunto que aborda. Mas tenha equilíbrio ao fazer tudo isso, ok?

2. Um ritmo de fala equivocado 

É muito difícil prestar atenção em alguém que fala de uma forma muito lenta, principalmente em apresentações um pouco mais extensas. Essa fala lenta dificulta a compreensão e interfere no dinamismo característico dos nossos tempos.

Da mesma forma, um ritmo de fala acelerado também é incômodo para o público e pode gerar antipatia em relação a você e ao que você diz. É um hábito associado à insegurança, ao nervosismo.

Nas etapas prévias de preparação para a sua fala, identifique o seu ritmo, veja se está equilibrado e tenha atenção a esse aspecto no dia da sua apresentação.

3. Uso inapropriado do humor 

Se me perguntarem sobre os erros mortais da oratória, o uso equivocado do humor estaria na minha lista. Esse equívoco mina o poder da sua comunicação e fere a sua imagem de uma forma quase irreversível.

“Isso significa que não posso usar humor, Livia?” Pode, sim. Eu mesma recorro a essa estratégia em minhas apresentações e meus treinamentos, já que o humor é uma ferramenta muito eficaz.

No entanto, para que ele seja eficaz de fato, deve ser usado corretamente, em contextos que permitam o seu uso e considerando o perfil do seu público, da sua audiência.

Cuidado com o teor do seu humor e cuidado com o momento e o lugar para utilizá-lo, está bem?

4. O “falar difícil”

Por muito tempo, as pessoas pensavam que falar bem era falar difícil, isto é, usar expressões pouco comuns, palavras rebuscadas, frases longas e repletas de tecnicismos.

Felizmente, essa ideia ficou para trás e, hoje, já se sabe que falar difícil é, na verdade, uma barreira entre você, speaker, e o seu público. Quem insiste nessa forma antiga de se comunicar pensa que usar expressões muito técnicas garante autoridade.

O que garante autoridade é a maneira como você apresenta o seu conteúdo, defende suas opiniões, traz algo de valor às pessoas que te escutam. Lembre-se disso em suas próximas apresentações: falar simples é melhor que falar difícil, ok?

5. Muitos problemas técnicos

Seja no online, seja no presencial: os problemas técnicos causam, sim, antipatia no público caso aconteçam em excesso. Falhas no microfone, nos slides, na conexão com a internet, no áudio…

Tudo o que interrompe a comunicação prejudica a transmissão da mensagem e faz com que as pessoas percam o interesse, desviem a atenção. Sem falar, ainda, que problemas técnicos em excesso podem ser interpretados como falta de preparo.

A imagem que você transmite aos demais é fundamental em suas relações pessoais e profissionais, seja qual for a sua área de atuação, cargo e profissão.

Cuide dessa imagem, invista na maneira como se expressa, conheça hábitos danosos à sua comunicação e saiba como substitui-los por outros, mais eficientes.

Precisa de ajuda? Conheça meus treinamentos em oratória e conte comigo na jornada rumo à excelência na sua comunicação!

Fonte:

https://thespeaker.com.br/7-erros-de-comunicacao-que-causam-antipatia-na-sua-audiencia/

 

 

 

 

 

 

Veja Também

O novo escritório: empresas miram interação social no contrafluxo do home office

Pandemia reforça tendência de empresas repensarem espaços para promover encontros, e não só servir de …