120 alunos de Escola Pública produzem filmes baseados em clássicos da literatura

Um dos desafios frequentes de um professor é fazer com que os seus alunos tenham o hábito da leitura. Silvana Sousa, professora da Unidade Escolar Felismino Freitas, bairro Mocambinho,  com o apoio da Escola Comradio e do Instituto ILeve,  encontrou no Cinema a chave para que os alunos do 2º ano do ensino médio sentissem o prazer pela leitura. E para celebrar o I Festival de Cinema Amador – UFF Encontro das Artes: Cine e Literatura, hoje, 06 de dezembro, às 18h no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí vai acontecer a Noite do Oscar, com entrega de premiação para os melhores filmes. 
 
Uma pesquisa realizada em 2016 pelo Instituto Pró-Livro mostrou que o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano. De acordo com Silvana Sousa é necessário estimular a leitura dos alunos. Ela explica como nasceu a ideia dos filmes. “Este ano fiz uma escolha de selecionar seis livros em que iríamos dividir pelas turmas e fazer um rodízio. E assim os livros que eles mais se identificassem, propusemos a produção dos filmesem que eles deveriam filmar, dirigir e atuar”, explicou a professora.
Os livros que norteiam os filmes são: A Culpa É Das Estrelas, Dom Casmurro, A Saga De Crispim, e Missa Do Galo. Professor Iraildon Mota, presidente da Escola Comradio e do Instituto ILeve, comentou sobre a produção audiovisual. “Toda vez que fazemos um produto audiovisual temos a possibilidade de impactar a vida de alguém. Seja a de quem assiste ou a de quem produz. O audiovisual é uma ferramenta de comunicação poderosa, mas é preciso saber como fazer e usar para fazer sentido  social”, comentou, Iraildon Mota.
 
A leitura frequente trás um vocabulário aguçado, uma memória melhor e uma escrita mais aprimorada. “Eu sempre estudei em Escola Pública. Conheço a realidade de todos e sempre gostei de ler e estudar. E até hoje, não tem um dia se quer que eu não estude. Todo dia eu leio, aprendo uma coisa nova”, afirmou o professor Iraildon Mota.
As categorias premiadas são: ator e atriz protagonistas e coadjuvante, roteiro, narração, edição, sonoplastia, direção, cenário, figurino e maquiagem, cinegrafia e organização.
Ascom

Veja Também

MEC fecha parcerias com a França

Foram assinados acordos para incentivar formação de profissionais de educação básica, promoção do plurilinguismo, combate …