Xiaomi planeja fabricar seus smartphones no Brasil ainda em 2020

O ano de 2019 marcou o esperado retorno oficial da Xiaomi ao Brasil, onde através de uma parceria com a DL Eletrônicos, vem oferecendo vários produtos da marca chinesa em nosso território, com destaque, obviamente, para os smartphones.

Mas os planos da empresa vão além de oferecer seus produtos via importação, como é revelado por Luciano Barbosa, chefe da divisão brasileira da Xiaomi, em uma entrevista dada ao site Mobile Time. Segundo ele, a marca já está estudando a possibilidade de fabricar seus smartphones no Brasil, e que isso pode ocorrer já nesse ano de 2020.

Atualmente, a empresa oferece ao consumidor brasileiro 14 modelos de smartphones, todos vindo através da importação. Segundo Luciano, essa ação tem como objetivo aumentar as vendas locais e diminuir o volume da chamada “compra direta”, onde as pessoas preferem importam diretamente da China, assim evitando o que ele considera alguns dos principais problemas desse método de compra, como:

  • Risco de importações sofrerem com as altas taxas aplicadas nos produtos na alfândega brasileira;
  • O produto chegar com tecnologias diferentes que estão presentes no Brasil, como as frequências de 4G ou o plugue da tomada;
  • Falsificações de aparelhos, principalmente fones de ouvido, pulseiras e patinetes.

Para 2020, Luciano comentou as principais metas que a Xiaomi tem para aumentar a participação da marca no Brasil, dividindo em três pilares:

  • Experimentação de produtos: oferecer alguns dos itens da empresa em outros varejistas. A Xiaomi já possuí alguns dos seus produtos disponíveis na Casas Bahia e nas Lojas Americanas, mas o plano é expandir ainda mais.
  • Aumento do portfólio: como comentado anteriormente, a Xiaomi planeja trazer mais itens do seu catalogo para o mercado brasileiro, devendo chegar aos 500 produtos até o final desse ano.
  • Aumento das vendas online: segundo Luciano, a empresa vem trabalhando em melhorar sua estrutura de e-commerce no Brasil.

Mundo Conectado

Veja Também

BBB 22 já tem recorde de patrocínio mesmo antes da estreia; veja valor

Após edição recorde em 2021, Globo já vendeu 11 das 12 cotas de patrocínio para …