Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Uma análise sobre o IMERP nos dias atuais
Share
08/07/2025 4:12 AM
terça-feira, 8 jul, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Notícias

Uma análise sobre o IMERP nos dias atuais

Redação
Last updated: 16/01/2019 10:23 AM
Redação Published 16/01/2019
Share
asem2
SHARE

O portal Revista Direito Hoje entrevistou Amanda Waquim, presidente do IMERP, Maranhão. Discorremos sobre diversos pontos, como capacitações realizadas, a preocupação com a transparência na administração pública e uma análise dos trabalhos em 2018. Confira.

Qual a análise que se faz da atuação do IMERP desde sua criação até os dias atuais?

Bastante positiva. O IMERP, criado em agosto de 2017, já iniciou a realização de alguns dos seus objetivos, especialmente quanto à promoção de Congressos e Seminários a fim de movimentar a difusão de conhecimento, debates e compartilhamento de informações relacionadas ao Direito Público. Promovemos, como exemplo, o I Congresso Acadêmico do IMERP (COMERP), que teve como tema “Os 25 anos da Lei de Improbidade Administrativa”, realizamos “I Concurso de Artigos Científicos”, inclusive com o apoio desta Revista Jurídica, e o Seminário “Eleições 2018”. Com esses eventos, movimentamos em média 600 pessoas, entre estudantes, operadores do direito e comunidade em geral, para falar sobre responsabilidades públicas.
Também, concedemos algumas palestras para algumas administrações públicas municipais, a fim de partilhar informações sobre a aplicação da legislação aplicável quanto às responsabilidades públicas (Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Improbidade Administrativa, Procedimentos perante o Tribunal de Contas etc).
Portanto, o IMERP já iniciou positivamente sua atuação nesses primeiros meses de instituição, criando um ambiente acadêmico de interação e de compartilhamento de informações que interessam à comunidade em geral.

Como andam as promoções de cursos, palestras e congressos na região? Qual o calendário de atividades para 2018?

Além dos eventos já citados, no ano de 2018 realizaremos o II COMERP e o II Concurso de Artigos Científicos no final do ano, bem como o IMERP já está com programação agendada para promover cursos e capacitações para alguns órgãos públicos. Os eventos são divulgados na rede social instagram, @institutoimerp, e no site www.imerp.com.br.

Recentemente aconteceu um seminário jurídico voltado para as eleições. Qual a avaliação?

O IMERP realizou o Seminário “Eleições 2018” em junho de 2018, contando com um público médio de 250 participantes e movimentando importantes instituições, como a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, que divulgou e cobriu o evento. Foi um momento extremamente proveitoso, pois, junto com palestrantes locais e externos, debatemos sobre Propaganda Eleitoral, Fake News, Criminalização da Política, Participação da Mulher na Política e Principais Alterações para as Eleições 2018. Conseguimos atingir um grande público e as palestras foram de alto nível, tornando o evento um grande momento para a comunidade.

Quais os principais cuidados e desafios para a sociedade com relação ao tema eleições?

O IMERP acredita na divulgação de informações para que os eleitores possam desenvolver senso crítico e sejam capazes de observar o contexto político, jurídico e social do país, especialmente nos últimos anos em que nos deparamos com crises institucionais nos diversos poderes estatais. São contextos que exigem, cada vez mais, que o eleitor seja proativo. Os desafios são inúmeros, mas destacamos como um dos maiores desafios para estas eleições a divulgação de Notícias Falsas (Fake News), pois, diante do dinamismo e rapidez das informações pela internet (redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas), não desenvolvemos ainda meios de controle prévio e posterior efetivo para a responsabilização dos envolvidos, apesar de termos uma legislação eleitoral que aborda o tema. Outro desafio importante é o equilíbrio entre a garantia da plenitude da soberania popular, ao escolher seus representantes, e a tendência, cada vez maior, de judicialização do processo eleitoral com a intervenção da Justiça Eleitoral nas candidaturas e pleitos.

Como está o trabalho do Instituto no controle da administração pública?

Com a realização dos eventos e palestras citadas, o IMERP tem compartilhado conhecimento para entidades e órgãos ligados à Administração Pública a fim de que conheçam, de forma mais aprofundada, a legislação aplicada e, assim, possam evitar problemas administrativos e judiciais. Observamos, em muitos municípios maranhenses, que, muitas vezes, faltam informações técnicas necessárias orientadoras da atuação dos agentes públicos. Assim, o IMERP tem trabalhado com uma frente preventiva, pois acredita que o controle prévio dos atos administrativos é a forma mais eficaz, econômica e socialmente desejável quando se fala em controle da Administração Pública.

Desafios para o futuro?

Os desafios são vários, principalmente a consolidação do IMERP como um veículo transmissor de conhecimento a todos os seus membros e, principalmente, à comunidade em geral, por meio de discussões qualificadas e produções acadêmicas sobre os temas que constituem nosso objeto de estudo: as formas e limites de controle entre os poderes públicos e as esferas de responsabilização (política, administrativa, civil, improbidade, eleitoral e penal) dos agentes públicos, bem como uma entidade representativa que atue na promoção de valores republicanos, tal como o Estado Democrático de Direito. São desafios complexos e de longo prazo, mas acreditamos que podemos contribuir durante esse processo de amadurecimento democrático brasileiro.

CNI diz que indústria de transformação tem expansão

Comércio de Teresina funciona parcialmente no feriado

Especialistas divergem sobre MP dos fundos patrimoniais para cultura

Senadores aprovam lei que garante gratuidade judiciária para os trabalhadores

Rio ainda não tem previsão para retomar vacinação contra gripe

TAGGED:avaliacaoimerptrabalho
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?