terça-feira , outubro 20 2020

UFPI aprova novos cursos de Pós-Graduação

A UFPI conseguiu a aprovação para funcionamento do curso de Pós-Graduação em Medicina Veterinária – nível Mestrado e Doutorado e Pós-Graduação em Matemática – nível doutorado, o único aprovado no Brasil.

“Recebemos com muita alegria a informação da CAPES que dois novos APCNs da UFPI lograram êxito. São os APCNs na área de Medicina Veterinária, que teve aprovação do Mestrado e Doutorado; e também do Doutorado em Matemática. Isso mostra o envolvimento da comissão e do corpo docente para a formação de bons projetos, que foram bem avaliados pela Coordenação de Área da CAPES. Além disso, informamos também que hoje a universidade contém 59.65% de cursos com mestrados acadêmicos, 23% de cursos de doutorados acadêmicos e 17.54% de cursos de mestrados profissionais. Sobre os programas de pós-graduação, a UFPI hoje conta com 37% dos programas com nota 4, que na avaliação da CAPES é uma nota boa. Esse número representa o aumento de quase 15% desses programas com essa nota 4. Isso mostra novamente a seriedade e a qualidade da pós-graduação que está sendo desenvolvida na UFPI, explica o Professor Dr. Welter Cantanhêde da Silva, Coordenador dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI.

“São poucas as universidades que em menos de 10 anos conseguem consolidar o mestrado e o doutorado. Neste ano, tivemos algo especial para o nosso departamento, pois dos 13 pedidos de APCN, apenas o do Piauí foi agraciado com o doutorado. E acrescenta “O nosso Programa vem se destacando em cenário nacional. Nós temos hoje um corpo docente muito jovem. Muito deles são professores na faixa de 25 a 35 anos. Todos eles muito produtivos, de modo que, hoje, nós temos inclusive algo muito engraçado, nós chegamos a ter em determinados períodos mais professores na pós-graduação do que alunos. Então,  isso nos leva a acreditar que essa demanda reprimida, vamos dizer assim, por professores de matemática vai estar bem suprida com o nosso corpo docente””, comenta o professor Jefferson Leite, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática.

A Profa. Dra. Maria do Socorro Cruz, Departamento de Morfofisiologia Veterinária (CCA), Presidente da Comissão, que submeteu a proposta do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária – nível Mestrado e Doutorado à Avaliação de Proposta de Cursos Novos (APCN), explica sobre o processo de solicitação do PPG junto a Capes. “Do total de APCNs submetidos à Capes, 11 foram na área de Medicina Veterinária, destes apenas quatro foram aprovados, e dentro desse grupo, o programa de Medicina Veterinária da UFPI. Foi uma proporção muito pequena e uma avaliação muito rígida e ficamos dentro dos melhores”, explica.

A UFPI mantém 46 programas de pós-graduação na UFPI, sendo 44 Mestrados (34 Acadêmicos e 10 Profissionais) e 13 Doutorados Acadêmicos. Entre os programas que aumentaram a nota, dois chegaram ao conceito muito bom, o que os classifica como muito bom ou excelente: o de Ciências dos Materiais e o de Educação.

Fonte: UFPI

Veja Também

Ver vídeo acelerado de aula vira tendência entre alunos

Ansiedade, acúmulo de conteúdo e tédio fazem estudantes reproduzirem conteúdos em até metade do tempo …