Uespi e Fiocruz analisam projeto de especialização para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, recebeu o representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), José Nogueira Paranaguá, e o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (Crefito 14), Marcelino Martins. Na pauta da reunião, a análise de um projeto de qualificação de 20.000 fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Brasil na Atenção Básica.

O projeto, já elaborado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), conta com apoio da Fundação Banco do Brasil e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A ideia é que o projeto piloto seja implantado no Piauí, com apoio da Uespi.

“Sem dúvida, esse grande projeto de capacitação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais vai beneficiar não só os profissionais, mas a sociedade como um todo, que terá um atendimento de melhor qualidade”, explica o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, que destaca, também, que a qualificação poderá contar com mestrado e doutorado na área.

O representante da Fiocruz, José Nogueira Paranaguá, afirma que “a intenção da fundação é de incentivar a pesquisa e a qualificação profissional e o projeto do sistema COFFITO/Crefitos é de suma importância e vai contemplar milhares de profissionais. Agora, vamos avançar no diálogo junto ao Conselho Regional e à Uespi para que essa proposta possa se concretizar ainda este ano”.

O reitor da Uespi, Nouga Cardoso, afirma que “o Crefito 14 está de parabéns pela iniciativa. Sem dúvida, a Fiocruz será uma grande parceira desse projeto e a Uespi se coloca à disposição para o desenvolvimento dessa qualificação no Estado”.

Também participaram da reunião o vice-reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa; a pró-reitora de Ensino e Graduação, Bárbara Melo; a pró-reitora de Extensão, Maria da Cruz; e a pró-reitora adjunta de Ensino e Graduação, a fisioterapeuta Nayana Coelho.

Fonte: Ascom

Veja Também

Aumente sua empregabilidade com atitudes simples, mas que fazem a diferença na carreira

  O coronavírus trouxe para o país um clima tenso não só para área da …