UESPI e FAPEPI lançam edital de Bolsa Produtividade com 10 bolsas para docentes

Em solenidade online nessa manhã (20/09), o Edital de Bolsa Produtividade da UESPI, foi lançado. Na ocasião estiveram presentes o reitor Evandro Alberto, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP) Ailma Nascimento, o diretor de Pós-Graduação da PROP/UESPI Pedro Pio, diretor do departamento de Pesquisa PROP/UESPI Franklin Oliveira, o diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) Antônio do Amaral, diretora científica da FAPEPI Valteria Alvarenga e o assessor da FAPEPI, Francicleiton Cardoso.

Os representantes das instituições aproveitaram seu momento de fala para destacar sobre a importância do lançamento de um edital como esse para a comunidade acadêmica da UESPI, mais especificamente para os docentes, que posteriormente serão contemplados com as vagas.

O Programa busca valorizar e incentivar os pesquisadores e produções da universidade. A parceria com a FAPEPI busca o desenvolvimento de pesquisas que contribuam com o estado do Piauí.

Serão ofertadas 10 bolsas direcionadas para docentes pesquisadores. O reitor Evandro Alberto destacou na transmissão que  para a UESPI é uma grande satisfação ofertar mais essa oportunidade para a comunidade acadêmica. “O programa tem como objetivo reconhecer e incentivar os pesquisadores que precisam de um apoio financeiro. Agradecemos à FAPEPI pelo diálogo e desenvolvimento de um sonho antigo nosso. A UESPI vibra com essa perspectiva, porque apoia nossos docentes e pesquisadores que são extremamente promissores”.

A pró-reitora da PROP, Ailma Nascimento, afirma que esse é um momento singular muito importante para toda a comunidade acadêmica. “Estamos lançando o primeiro edital de Bolsa Produtividade da UESPI que significa muito mais que auxílio, apoio e incentivo à todos os nossos professores e pesquisadores. Nas edições anteriores das chamadas do CNPQ, os docentes da UESPI sempre foram destaque, no entanto, por falta de apoio financeiro não podiam prosseguir. Esse é apenas o primeiro passo para expandirmos a produção científica na nossa UESPI”, destaca.

De acordo com o diretor da FAPEPI, Antônio do Amaral, o edital contempla os principais objetivos de ambas as instituições que tem como foco principalmente beneficiar a sociedade através da ciência e pesquisa. “A aliança entre as duas instituições permite que a comunidade veja e tenha acesso com bastante clareza a tudo que tem-se produzido de pesquisa e buscar fazer mudanças sociais. Esse programa tem que ser o estopim e o pontapé inicial para outras ações”, finaliza.

Confira a transmissão de lançamento:

O Edital 

O Edital Bolsa de produtividade em pesquisa tem como objetivo estimular a produção científica, tecnológica e de inovação, desenvolvida por pesquisadores da UESPI, com relevância para o desenvolvimento do Estado, através de concessão de 10 bolsas de produtividade científica. As inscrições para o edital acontecem entre os dias 27 de setembro até 15 de outubro, através do site da FAPEPI.

São elegíveis como beneficiários na seleção, docentes do quadro efetivo da UESPI que atendam aos seguintes pré-requisitos:

a) Possuir título de Doutor;
b) Ter Regime de Trabalho: TI 40h ou Dedicação Exclusiva;
c) Integrar Grupo ou Núcleo de Pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e
certificado pela UESPI;
d) Ter produtividade científica comprovada nos últimos 05(cinco) anos;
e) Estar adimplente junto aos Programas e Projetos institucionais da FAPEPI, da PROP e da PREX;
f) Não estar afastado, ou com pedido de afastamento, para qualificação em Curso de PósGraduação Stricto Sensu (Pós-Doutorado) tramitando, no ano em curso;
g) Não estar cedido para outra Instituição ou outro Órgão;
h) Não estar recebendo bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq ou quaisquer outras de agências
públicas nacionais.

Após a inscrição, o candidato passará por duas etapas: Preenchimento do formulário de inscrição e submissão de todos os documentos comprobatórios e envio de documentação obrigatória.

O resultado final da seleção está prevista para o dia 12 de dezembro.

Confira o edital completo. 


Fonte: UESPI

Veja Também

Enem Action realiza eventos preparatórios e premia os melhores colocados do Brasil

“Aulão” online de revisão e Simulado presencial permitem aos candidatos se prepararem para exame do …