A XVIII Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), começa na próxima segunda-feira (6/11) em todo o país. No Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22), magistrados e servidores irão atuar em busca da solução de conflitos de trabalhadores e empregadores.
Nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) de 1º e de 2º Graus do TRT-22, estão em pauta mais de 110 audiências de conciliação. As Varas do Trabalho de Teresina e no Interior do Estado também buscarão a solução dos processos por meio de acordo. As VTs de Valença, Piripiri e São Raimundo Nonato farão, por exemplo, 65, 21 e 16 audiências de conciliação, respectivamente.
“A conciliação é a maneira mais célere e menos desgastante para a solução dos conflitos. Os juízes e servidores do TRT estarão à disposição para ajudarem as partes a chegarem a uma conciliação nesse período”, explica a coordenadora do Cejusc de 1º grau do TRT-22, juíza Ana Lygian Lustosa. A magistrada lembra que a conciliação pode ser feita a qualquer tempo e em qualquer fase do processo.
No TRT-22, as audiências de conciliação acontecerão de forma presencial, online e híbrida.
“A um passo para a solução”
A XVIII Semana Nacional da Conciliação tem como tema “A um passo para a solução” e segue até o dia 10 de novembro nos Tribunais do Trabalho, Tribunais de Justiça e Tribunais Federais. O objetivo é conciliar o maior número de processos, de maneira rápida e efetiva.
A campanha em prol da conciliação é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e permite solucionar o conflito e dar fim ao processo por meio de uma solução construída de forma conjunta. A conciliação é realizada de maneira consensual e nenhuma das partes é obrigada a aceitar o acordo caso não o considere justo.
Clique aqui e confira o vídeo mais sobre a XVIII Semana Nacional da Conciliação.
Arte:Ascom TRT-22/Divulgação
Fonte:TRT-22