quinta-feira , março 28 2024

Tribunal de Justiça do Piauí promoverá palestra sobre o alcoolismo dia 25 de fevereiro

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI)  realizará, no dia 25 de fevereiro, às 9h30, palestra sobre o alcoolismo: “O limite entre o beber social e a síndrome de dependência”. A palestra será ministrada pelo psiquiatra Samuel Robson Moreira Rêgo, no auditório do Tribunal de Justiça.

O alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por ser uma substância lícita, aceita pela sociedade, a fronteira entre o aceitável e o excesso às vezes é tênue, o que acaba facilitando a travessia do hábito para o vício, além de provocar uma série de problemas para quem a consome e podendo, inclusive, afetar a sua família, amigos e colegas de trabalho.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nusa), Vanessa Tapety, “esse tema é muito pertinente, tendo em vista que 20% dos brasileiros não bebem com moderação e 65% dos acidentes de trabalho e ausências acontecem por uso indevido do álcool, o que gera diversos problemas profissionais e pessoais”. “Essa palestra é de grande importância não só para os magistrados e servidores, mas para a sociedade em geral. Nessa palestra, o psiquiatra Samuel Rêgo abordará a diferença de beber socialmente para a dependência, o que é muito difícil de distinguir. Essa explanação será de grande valia para todos nós”, reitera a coordenadora do Nusa.

O palestrante Samuel Rego é graduado em medicina pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e possui residência em psiquiatria. Atualmente é professor da disciplina de psiquiatria da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em psiquiatria e distúrbios do sono, atuando principalmente no tema: Saúde Mental. É filiado à Associação Brasileira de Sono e à Associação Brasileira de Psiquiatria.

Fonte: Ascom

Veja Também

Saúde antecipa vacinação contra gripe; campanha começa em 25 de março

Medida é adotada em razão do aumento de vírus respiratórios A Campanha Nacional de Vacinação …