A virtualização dos processos já é a realidade da justiça brasileira e, com o passar do tempo, eliminará o tradicional processo judicial físico. A otimização da rotina dos atores processuais, a eliminação da morosidade da prestação jurisdicional e maior oferta de acesso à justiça aos cidadãos brasileiros são as principais vantagens da jurisdição no meio virtual.
Atenta ao atual cenário de migração dos processos do meio físico para o eletrônico, a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA-Piauí) e das Comissões de Direito Eletrônico e Informática, está realizando o Treinamento de Sistemas em todo o Estado, que visa orientar a advocacia piauiense sobre a utilização dos sistemas: Escritório Digital, INSS Digital com ênfase no cadastramento, treinamento e inserções de requerimentos administrativos, Processo Judicial eletrônico (PJe) e Sistema Eletrônico de Execução Penal Unificado (SEEU).
Somente em janeiro deste ano, 12 municípios foram contemplados com a realização do treinamento para advogados. O treinamento foi realizado em Pio IX, Corrente, Uruçuí, Bom Jesus, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e São João do Piauí, Água Branca, Valença, Pedro II, Barras e Esperantina.
O presidente da Comissão de Informática da OAB-PI, Tarso Neto, é um dos ministrantes do treinamento e pontuou sobre a necessidade do conhecimento digital para o exercício da advocacia moderna. “O curso possibilita esclarecer as principais dúvidas dos sistemas, que fazem parte do cotidiano atual dos profissionais”, afirmou.
Fonte: Ascom