Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Senado aprova dispensa de comprovar feriado local na apresentação de recurso
Share
14/06/2025 4:38 PM
sábado, 14 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Destaque

Senado aprova dispensa de comprovar feriado local na apresentação de recurso

Redação
Last updated: 05/06/2024 11:19 AM
Redação Published 05/06/2024
Share
senado
SHARE

O Plenário do Senado Federal aprovou na terça-feira (4/6) o Projeto de Lei (PL) nº 4.563/2021, que dispensa a comprovação de feriado local para contagem de prazo no momento da interposição de recurso no Judiciário. Como foi modificado, a matéria retorna para nova avaliação da sua Casa de origem, a Câmara dos Deputados.

Anteriormente, o advogado, ao entrar com um recurso, precisava comprovar a ocorrência de feriados locais para que esses dias fossem considerados na contagem dos prazos. Com a mudança no Código de Processo Civil (CPC), feita pelo projeto aprovado, isso passa a não ser mais necessário, evitando que as pessoas percam seus direitos por não apresentarem a comprovação no momento certo. Se houver um feriado local que afete o prazo, o recorrente será notificado para resolver a pendência, sem complicações adicionais.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, comemorou a simplificação do processo judicial, com a garantia de que ninguém seja mais prejudicado por uma formalidade. “A aprovação do PL 4.563/2021 é uma iniciativa crucial que enaltece a advocacia e promove a Justiça. Com a mudança, evita-se que direitos sejam perdidos por formalidades”, explicou, completando que essa simplificação do processo judicial garante que ninguém seja prejudicado por uma questão técnica, alinhando-se ao princípio da cooperação no processo civil.

“A medida torna a Justiça mais acessível e justa para todos, eliminando obstáculos que dificultam o acesso aos direitos”, destacou Simonetti, afirmando que a Ordem espera a rápida aprovação da matéria na Câmara.

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, trata-se de uma importante iniciativa que valoriza e fortalece a advocacia e promove uma mudança considerável a uma carreira indispensável à promoção da justiça.

“Com essa medida, o objetivo é tornar a Justiça mais acessível e justa para todos, eliminando obstáculos que muitas vezes dificultam o acesso aos direitos”, ressaltou.

Alepi aprova antecipação do feriado do Dia do Piauí para esta quinta

TJ-DF autoriza reeducando a trabalhar como motorista de aplicativo de transporte

TikTok é condenado a pagar R$ 100 mil e exigir alvará contra trabalho infantil

TRT-1 anula sentença de parte que não compareceu à audiência virtual

Piauí quer instalar videoconferência em presídios estaduais até final de 2020

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?