Sancionada a Lei que suspende os prazos de validade dos concursos públicos do Estado

Proposta em dois Projetos de Lei, de autoria dos deputados estaduais Dr. Hélio (PL) e Lucy Soares (PP), foi sancionada pelo governador Wellington Dias a Lei nº 7.566/21, que suspende os prazos de validade dos concursos públicos já homologados durante o período da pandemia no Piauí.

Ficam suspensos os prazos constantes nos editais dos concursos públicos do Estado, a partir da data de publicação do Decreto nº 18.895, de 19 de março de 2020, até o término do estado de calamidade pública.

As medidas incluem concursos realizados pelo Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como pelo Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e pelas fundações e autarquias estaduais.

O deputado Dr. Hélio ressalta a importância da lei para resguardar o direito dos candidatos aprovados, que corriam o risco de perder o direito à nomeação com o término da validade dos certames. “Com a expiração dos prazos e a impossibilidade de reposição de pessoal, o funcionamento da própria máquina pública ficaria comprometido, inclusive de funções essenciais”, destaca o parlamentar.

A deputada Lucy Soares avalia que a suspensão é justa até que a vida social retorne à normalidade.

A contagem dos prazos será reiniciada no dia útil seguinte após o encerramento do estado de calamidade reconhecido pela Assembleia Legislativa do Piauí e decretado pelo Governo do Estado.

AGENTE DE POLÍCIA 

O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) apresentou, neste mês de agosto, requerimento destinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública e à Secretaria de Estado da Administração solicitando o chamamento de todos os aprovados no concurso para agente de Polícia Civil, diante da necessidade urgente de aumentar o efetivo no combate à violência.

“Foram convocados 82 candidatos para o Curso de Formação. Até o momento, foram nomeados apenas 41 agentes. Faltam ainda 160 aprovados no cadastro de reserva, o que não é suficiente pra atender à demanda da segurança pública em todo o estado, que tem um deficit de mais de 800 agentes”, frisa Marden Menezes.


Fonte: Alepi

Veja Também

Governadores pedem encontro com Toffoli para debater fim do ICMS diferenciado em energia

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Os governadores têm solicitado um encontro com o ministro Dias Toffoli …