Reitor da Uespi, João Mádison e APCZ discutem parceria para cursos

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto de Sousa, esteve reunido nesta segunda-feira (14/06) com o deputado estadual João Mádison e o presidente da APCZ (Associação Piauiense de Criadores de Zebu), André Nogueira, para discutir parcerias entre as instituições que beneficiem os cursos de Agronomia, Biologia, Zootecnia e áreas afins.

O Presidente da APCZ destaca que o trabalho da associação é feito com pecuaristas em todo o estado do Piauí, no sentido de fomentar a tecnologia e o desenvolvimento de novas práticas. Com a UESPI, a parceria visa a atuação dos cursos de Agronomia, Biologia e Zootecnia em Teresina e Corrente nos Parques de Exposição e na agropecuária e agricultura do Piauí.

“Essa parceria com o parque de exposições pra gente é muito significativo, porque ali nós vamos ter a possibilidade de fundir tecnologias, de fazer com que a gente tenha uma programação o ano inteiro de palestras, de cursos, envolvendo tantos professores, como alunos, em parceria com a comunidade da agropecuária. Pessoas que criam animais, mas também pessoas que plantam, que terão a oportunidade de ir no parque de exposição com toda a estrutura que já existe e ter acesso a essas tecnologias e tenho certeza que a nossa pecuária, a partir desse convênio, terá um avanço significativo”, disse, reforçando que a instituição será referência em todo o Nordeste a partir da parceria com a UESPI”, disse.

Segundo o deputado João Mádison, o governador Wellington Dias tem colaborado para dar as condições para que a parceria  possa ser executada com êxito.  “A gente tem a estrutura montada e as pessoas qualificadas que a UESPI irá colocar. Com isso, nós vamos ter um funcionamento dia a dia. Isso é importante, porque a gente pode fazer vários cursos também para melhorar a mão de obra qualificada”, pontua.

Ele também reforça que Corrente é o celeiro da pecuária. ” Nós estamos buscando essa parceria para que possamos tá funcionando dentro do próprio parque de exposição, os laboratórios de Agronomia, de Zootecnia e de Biologia, para que a gente possa tá fazendo um trabalho em conjunto para o melhoramento daquela região. Corrente é o berço do Nelore (raça de gado bovino), é o berço da pecuária e além do mais nós temos o também o agronegócio, um dos maiores plantios de soja do Piauí é na região. Então, nós precisamos tá com uma tecnologia de ponta, funcionando. E também trabalhando aqui no parque de exposição Teresina, buscando uma alternativa para que parque possa ser viável. Criarmos também lá esse laboratórios dos cursos da área do agro. E isso também tá andando conjuntamente”, destacou.

O reitor reforça que a sociedade precisa dos conhecimentos da pesquisa e extensão discutidos na universidade

O reitor da UESPI, Evandro Alberto, disse que o deputado João Mádison atua muito bem na questão da agropecuária e tem se esforçado muito para manter os parques de exposição funcionando, principalmente em Corrente e Teresina.

“De forma que lá em Corrente, nós temos o curso de Agronomia, Zootecnia, Biologia e tem sido feito tratativas no sentido de que seja feito ali um termo de uso de sessão parcial, é um convênio para que aquela estrutura do parque ela possa ser reformada e possa ser cedida à UESPI para funcionar laboratórios de solo, de genética e outros estejam ligados diretamente a questão da pecuária e também agricultura. Então, é nesse aspecto nós estabelecemos aqui a intenção protocolo de cooperação, que tem o apoio do Governador Wellington Dias para que seja reformado, ampliado e dada as condições de funcionar e que funcione como laboratório dos cursos da UESPI lá em Corrente”, afirmou.

De acordo com ele, agora é formalizar o acordo, colocar em prática e poder disponibilizar o espaço laboratorial para os professores e alunos da universidade.


Fonte: UESPI

Veja Também

Inscrições do Fies serão abertas na próxima terça-feira (27)

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021 serão …