quarta-feira , setembro 30 2020

Programação completa do Festival de Inverno 2018

O evento, que já está marcado no calendário cultural de eventos do estado no Piauí, está completando 15 anos e conta com uma programação cultural envolvendo artesanato, música, gastronomia e turismo de aventura.

A programação conta, além dos artistas do Palco Opala (palco principal), com apresentações em outros dois palcos, “O Gritador” e “Palco da Serra”, e atividades no Tablado “Carlos Cordeiro” e “Praça do Jazz”. As apresentações, com artistas locais e nacionais, acontecem durante todo o dia, algumas de forma simultânea, e envolvem música, dança, poesia, entre outros.

O Festival de Inverno de Pedro II também conta um Feira de Artesanato, coordenada pelo Sebrae, onde os turistas poderão encontrar o melhor do artesanato feito em cestaria e trançados, tecelagem, madeira, cerâmica, bordados, rendas, além da tradicional opala da região. A feira, que acontece durante todos os dias do evento, de 8h às 22h, na Praça Domingos Mourão Filho, é uma oportunidade de aproximação dos empreendedores locais com os visitantes, contribuindo para a abertura de novos mercados para o que é produzido na região, movimentando a economia local, gerando emprego e renda durante o evento.

O Bazar da Arte é outro ponto onde os artistas piauienses podem expor e comercializar seus trabalhos, mostrando a força do seu talento. Ele fica localizado no Museu da Opala, na Praça Deputado Milton Brandão (Recanto), com a curadoria de Cícero Manoel. O funcionamento será nos quatro dias de Festival, das 9h às 20h.

Este ano, o evento traz como novidade a Exposição “15 anos de Festival de Inverno de Pedro II – Acervo e Memória”, com importantes registros da história de um dos mais tradicionais e importantes eventos culturais do Piauí. A exposição estará aberta aos turistas no Memorial Tertuliano Brandão Filho, com curadoria de José de Arimatéa, durante todos os dias do festival, de 10h às 22h.

A 15ª Edição do Festival de Inverno traz de volta a Exposição Amor Antigo, um encontro de clássicos que vai reunir carros antigos, de diferentes décadas e estilos e de diferentes marcas e versões. Esta é uma oportunidade para buscar informações sobre os carros, apreciar os modelos e descobrir algumas curiosidades sobre as antiguidades que serão expostas. A II Exposição Amor Antigo estará na Praça Domingos Mourão Filho (Matriz), no dia 2 de junho (sábado), de 8h às 12h.

O evento também conta com um Espaço Criança, local totalmente voltado para o público infantil, com apresentações teatrais, música, dança, desenho, jogos, leitura, artes plásticas e show de mágica. O espaço estará localizado na Praça Padre Raimundo José Vieira (Cruzeiro), na sexta-feira de festival (1º de junho), de 16h às 18h.

Este ano, ainda acontece a VIII Feira da Fartura de Pedro II, com o objetivo de gerar renda familiar, facilitar o acesso do consumidor a produtos agroecológicos e motivar a população a consumir produtos da agricultura familiar. A feira estará na Praça Padre Raimundo José Vieira (Cruzeiro), no dia 1º de junho, de 6h às 12h.

Os amantes do turismo de aventura também terão uma programação toda especial durante os dias do Festival de Inverno, o cenário será a conhecida natureza de Pedro II.

O VI Desafio Serra dos Matões – Apertado da Hora – vai acontecer no sábado do Festival de Inverno (2 de junho), com largada às 14h15 do Mirante do Gritador e chegada de 16h às 19h15, no Mirante do Gritados, na comunidade Serra dos Matões. O evento esportivo e multicultural conta com percurso de 21km pelas mais belas paisagens serranas da Terra da Opala.

O 15º Festival de Inverno também traz o II Desafio das Opalas, competição ciclística válida como etapa única do Campeonato Mountain Bike Maratona 2018, promovido pela Federação de Ciclismo do Piauí, valendo pontos para ranking Estadual e Nacional na classe XCMI.

Fonte: Ascom

Veja Também

Ministro defende discussão sobre redução da maioridade penal

O Brasil deveria se espelhar na legislação de outros países em que há maior proteção …