Profissionais liberais e Marketing Digital na crise

A crise tem diferentes impactos para os vários segmentos da sociedade. Invariavelmente um cidadão terá mais cautela ao usar seu dinheiro em um momento de crise. Isso se dá mais em virtude das expectativas futuras do que por causa dos impactos reais no presente. Ou seja: ainda que não tenha sido afetado diretamente e suas finanças estejam da mesma maneira que antes, este cidadão sente grande preocupação sobre o futuro, o que o força a reduzir seus gastos e investimentos. O cenário econômico torna-se assim preocupante. Mas o que pouca gente percebe é que crise e oportunidade sempre caminham juntas.

Nesse contexto, uma parcela de profissionais tende a sentir de imediato os impactos negativos sobre a atividade: os profissionais liberais. É difícil imaginar, por exemplo, que alguém deixará de cuidar de sua saúde em um momento de crise, mas isso de fato ocorre. Ainda que as pessoas não passem a ver tal custo como supérfluo, acabam adiando gastos que não sejam urgentes. Exemplo: ainda que seja importante ir ao dentista ao menos a cada 6 meses, uma pessoa pode optar por “pular” uma ida para economizar durante a crise.

A oportunidade escondida

Considerando o cenário proposto acima, podemos pensar que necessariamente haverá uma redução do tamanho do mercado. Sim, é provável que essa redução exista, mas a demanda não deixará de existir. Para alguns profissionais, portanto, sempre haverá clientes mais do que suficientes para literalmente lotarem suas agendas. Portanto, o que muda nesses momentos é a competitividade, que aumenta e exige que os profissionais se tornem ainda mais eficientes.

É aí que o Marketing Digital aparece com um potencial único, servindo de par perfeito para o que está sendo desdobrado aqui com a definição de “crise e oportunidade”. Seguem dois exemplos de como essa ferramenta pode ajudar em momentos assim. O primeiro tem a ver com o comportamento de compra de um usuário.

Enquanto as ferramentas tradicionais de Marketing buscam estimular os consumidores a comprar produtos independentemente de quão interessados eles estejam , algumas ferramentas online conseguem capturar a demanda de consumidores que já demonstraram interesse em adquirir certo serviço ou produto específico.

Na prática: quando um profissional distribui panfletos de divulgação, este espera convencer as pessoas a começarem a usar seus serviços. Em contrapartida, quando uma ferramenta online é usada (ex. os anúncios na Busca do Google), aí temos a captura de consumidores no exato momento em que estão por iniciativa própria buscando aquele serviço. Ou seja, é mais fácil conquistar um novo consumidor que busca no Google por “Fisioterapeuta em Rio Preto” do que distribuir panfletos para centenas de pessoas e assim tentar encontrar alguém que “coincidentemente” já precisava de tal serviço. Muito menos provável ainda é convencer alguém, que não estava previamente interessado no serviço propagado, usando para isso a comunicação apresentada em um simples panfleto.

A segunda oportunidade do Marketing Digital está na capacidade de segmentação exata do público para quem se busca oferecer um produto ou serviço. Ou seja, ao invés de se distribuir panfletos em um ponto qualquer da cidade, ferramentas como o Facebook podem segmentar usuários que possuam certas características que os façam estar mais próximos do momento de compra. Exemplos desse tipo de segmentação possíveis de se fazer no Facebook são: pessoas que curtem seus concorrentes, que curtem assuntos relacionados a seu negócio, que são de uma faixa etária ou gênero para o qual o seu serviço funciona melhor, entre inúmeros outros.

Crise e Oportunidade: O Marketing Digital

Por esses e outros inúmeros exemplos que cada vez mais empresas e profissionais tem se atentado para o Marketing Digital. Embora seja mais complexo do que soluções tradicionais – principalmente pela dificuldade de ambientação com as novas ferramentas – 0 Marketing Digital certamente traz soluções infinitamente mais efetivas para o mercado. Isso tudo, obviamente, sustentado por uma população digitalmente conectada em tempo integral: 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.

Se eu tivesse que dizer em uma expressão sobre porque você deveria prestar mais atenção em relação ao Marketing Digital, essa seria: Não tem volta!

Você pode até demorar para se dar conta disso. As ferramentas que existem hoje para se trabalhar o Marketing Online podem até acabarem mudando, mas uma coisa é certa: o Marketing será cada vez mais online, cada vez mais preciso, específico e efetivo.

Além disso tudo, é preciso ressaltar um outro ponto crucial: o Marketing Online é extremamente democrático. Você pode decidir gastar 5 reais por dia ou 5.000 ou 5.000.000. E você pode mudar de ideia do dia para noite, de acordo com os resultados alcançados (diferente de um spot na televisão, um outdoor ou um panfleto impresso, que se não for bem, o dinheiro será simplesmente perdido e não haverá muito o que fazer).

E é fácil, muito fácil, muito muito muito fácil… certo?

Existem inúmeros livros, sites, vídeos e artigos que vão dizer que é muito simples você conseguir multiplicar suas vendas com AdWords, Facebook, entre outras, em minutos. A verdade é que essas ferramentas realmente não são tão simples de usar. É comum o uso incorreto gerar custos sem nenhum retorno. Ou até mesmo estratégias que não sejam as mais adequadas darem a sensação de que as ferramentas simplesmente não funcionam, quando na verdade elas só precisam ser especificamente adequadas aos objetivos do cliente.

Considerando isso, o ideal é você ir sempre com cuidado, pesquisar ao máximo, estudar mesmo antes de investir o seu dinheiro. Há inúmeros casos de pessoas que afirmam categoricamente que a ferramenta não funciona, simplesmente porque tiveram uma experiência ruim há algum tempo. Por outro lado, também são abundantes os casos de profissionais liberais que utilizaram as mesmas ferramentas da maneira correta, quase sempre assessorados por especialistas Marketing Digital, e que provocaram o início de uma revolução em suas vidas profissionais.

Conclusão

Existe nesse momento complicado da economia brasileira um potencial incrível a ser explorado por profissionais liberais em relação ao Marketing Digital. Ainda são poucos aqueles que utilizam esta ferramenta, mais raros ainda os que a usam de forma competente. Ao mesmo tempo, a demanda digital continua a crescer, ainda que sua contraparte “analógica” esteja em recessão. A ressalva que deve ser feita, portanto, é a seguinte: para que o profissional liberal possa tirar o máximo proveito do Marketing Digital será preciso que se prepare de forma adequada, conheça as técnicas corretas e entenda mais sobre as ferramentas que estiver utilizando. Mas não se preocupe. Exatamente para isso a Calina Marketing Digital foi criada: para mostrar aos profissionais liberais que crise e oportunidade podem e devem ser aproveitadas.

 

Fonte: Calina Mkt Digital

Daniel Palis

Possui formação em Ciência da Computação pela USP, Publicidade & Propaganda pela UFG, além de um MBA em Marketing Digital (ESPM/SP). Trabalhou por mais de 3 anos na SKY, empresa de TV por assinatura, fazendo parte da equipe de Marketing.

Veja Também

BBB 22 já tem recorde de patrocínio mesmo antes da estreia; veja valor

Após edição recorde em 2021, Globo já vendeu 11 das 12 cotas de patrocínio para …