Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Piauiense lança livro sobre Direitos Fundamentais
Share
06/07/2025 9:49 PM
domingo, 6 jul, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Notícias

Piauiense lança livro sobre Direitos Fundamentais

Redação
Last updated: 16/01/2019 9:53 AM
Redação Published 16/01/2019
Share
alivro
SHARE
José Emilío Medauar Ommati é doutor em Direito Constitucional. Filho da conceituada advogada e professora Fides Angélica, Ommati é a confirmação do ditado popular  “filho de peixe, peixinho é”. Recentemente, lançou mais uma de suas inúmeras obras, cujo nome é “Uma Teoria Dos Direitos Fundamentais”.
“Sou Professor de Direito há 16 anos e, ao longo desse período, já escrevi várias obras, todas voltadas para o público do Direito Constitucional e da Filosofia do Direito. São vários livros, capítulos de livro e artigos em periódicos especializados. Os livros que considero os meus mais importantes são: Teoria da Constituição, em sua sétima edição; Uma Teoria dos Direitos Fundamentais, em sua quinta edição; Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio na Constituição de 1988, em sua terceira edição. Todas essas obras foram publicadas pela Livraria e Editora Lumen Juris”, explicou.
Sobre o livro em questão, intitulado Uma Teoria dos Direitos Fundamentais, em sua quinta edição, o autor pretende aplicar a teoria de um filósofo do Direito norte-americano chamado Ronald Dworkin, para descrever e justificar o sistema dos direitos fundamentais estabelecido na Constituição de 1988. A obra pretende discutir também afirmações comumente feitas pelos estudiosos do Direito Brasileiro sobre o sentido e alcance dos direitos fundamentais estabelecidos na Constituição de 1988, tais como a que diz que não existem direitos fundamentais absolutos. “Pretendo mostrar, nesse livro, o erro dessa afirmação e as consequências práticas em se manter tal afirmação. Além disso, a obra também discute várias decisões do STF relacionadas aos direitos fundamentais. Discute, então, desde a melhor compreensão da ideia de dignidade humana, passando por direitos tais como liberdade de expressão, liberdade religiosa, direito de propriedade, direitos processuais e termina com a análise e discussão dos direitos sociais”, explicou.
A obra está voltada para o público do Direito, sejam alunos de Direito, até os diversos profissionais da área, tais como professores, advogados, membros do Ministério Público, juízes, entre outros. “Na verdade, a escrita é uma necessidade para mim, já que sou Professor de Direito da PUC Minas na cidade do Serro e do Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Itaúna. Então, tenho que publicar constantemente, divulgando minhas ideias”, disse.
aommati
Sobre o futuro, uma certeza: “pretendo publicar mais livros e capítulos de livro, pois também coordeno uma Coleção de obras pela Livraria e Editora Lumen Juris, intitulada Coleção Teoria Crítica do Direito, já com 5 obras abordando os mais diversos temas jurídicos ligados à Filosofia do Direito. O volume mais recente abordou as correntes mais contemporâneas do positivismo jurídico contemporâneo. Para o próximo ano, deverão ser publicadas na Coleção obras sobre Direito Civil e sobre pragmatismo no Direito”, revelou.
Indagado sobre os desafios mais urgentes na área do Direito, José Ommati foi enfático. “Não tenho dúvidas em afirmar que o grande desafio para o Direito brasileiro atual é a contenção e eliminação da discricionariedade e do ativismo na aplicação do Direito por parte de juízes em todo o país. Resumidamente, a discricionariedade significa dizer que o juiz pode decidir do modo que ele achar melhor, sob o argumento de que os textos normativos permitem várias interpretações diferentes. O ativismo decorre exatamente dessa crença de que não existem respostas corretas em direito e, portanto, o juiz passa a substituir a vontade do povo democraticamente eleito, que se configura nas leis e na Constituição do país, por sua própria vontade. Vários autores têm demonstrado os erros dessas concepções e dessas práticas entre nós, pois o Direito deixa de existir e passa a ser aquilo que o juiz tomou no café da manhã. Costumo dizer que se isso for correto, não há mais previsibilidade social, segurança jurídica, o que contribui, inclusive, para o aumento de demandas no Judiciário, já que as pessoas que tiverem recursos, passarão a apostar suas fichas em demandas temerárias, desde que o juiz aceite a argumentação. Discricionariedade e ativismo judicial são duas faces de uma mesma moeda e contribuem sobremaneira para o descrédito do Direito entre nós, pois, com essas atitudes, passa a não existir mais o Direito, mas sim o que o juiz acha que o Direito é. E isso é muito perigoso e contrário à democracia”, resumiu.
José Emílio Medauar Ommati é Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG; Professor de Introdução ao Estudo do Direito I, Introdução ao Estudo do Direito II, Teoria da Constituição e Hermenêutica, do Curso de Direito da PUC Minas – Campus Serro, em Minas Gerais; Coordenador do Curso de Direito da PUC Minas – Campus Serro, em Minas Gerais(2017-2020); Professor do Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Itaúna – MG;

Vereadores de SP aprovam 1ª votação da privatização da Sabesp

Teresina apresenta médio risco de infestação pelo Aedes aegypti

Estágio em Direito nas Drogarias Globo

Cancelamento de contrato firmado via telefone deve ser simples como a contratação

Anielle defende mudança em livros didáticos e oportunidade para negros

TAGGED:direitofundamentallivro
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?