Parque Nacional de Sete Cidades ganha aplicativo criado por aluno da UESPI

O estudante de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) de Piripiri, Vinícius da Silva, produziu um aplicativo sobre o Parque Nacional de Sete Cidades que funciona como um catálogo virtual, com informações dos pontos de visitação, preços e planos de passeio, mapas,como chegar no Parque e imagens dos locais visitados.

O app PARNA Sete Cidades surgiu de uma carência do próprio local e que foi percebida pelo estudante da UESPI. O app está em constante atualização com o objetivo de torná-lo melhor e mais informativo.

Apresentado à sociedade no CORUC (Congresso Nacional das Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba), o aplicativo, segundo o seu criador, é um importante difusor de informações do Parque. “O aplicativo é importante para a divulgação do Parque, que é um ótimo centro de turismo e que todos precisam conhecer. O Parque já tinha redes sociais, agora tem um app também. Através dele, as pessoas podem se interessar e saírem de suas casas para visitar o Parque, independentemente da distância”, pontua.

Segundo o chefe do Parque, Waldemar Justo, foi aberto um edital no Parque Nacional de Sete Cidades para a seleção de novos condutores. “O Vinícius fez parte desse processo seletivo, onde foi entrevistado e vi a capacidade dele. Devido ao interesse dele em estar conosco e colocar em prática os seus conhecimentos, tornou-se bolsista do Parque”, pontua.

Ainda segundo o Chefe do Parque a bolsa dada ao estudante é a comprovação da boa relação do Parque com a UESPI. “Tive reuniões com coordenadores de cursos, professores, alunos e contei as demandas do Parque. Com isso, a estação meteorológica do Parque foi restaurada e o aplicativo foi criado. O aplicativo é mais ecológico, pois é melhor ter informações sobre o Parque pelo celular que em papéis, que muitas vezes as pessoas veem e jogam fora, às vezes até dentro do Parque”, acrescentou.

De acordo com o professor do curso de Ciência da Computação da UESPI de Piripiri, Vigno Moura, a cooperação técnica da UESPI com o Parque tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento tecnológico dele.

“Nós queremos fazer um Parque tecnológico. Almejamos fazer um sistema de realidade aumentada com muitas informações sobre o Parque. Temos o interesse, também, de colocar câmeras no espaço e uma rede interna de internet. Além disso, inserir o modelo de pagamento em cartão no Parque. O objetivo é fazer uma espécie de revolução, com o intuito de atrair mais visitantes, gerar mais renda e fazer com que o Parque cresça cada vez mais”, finaliza.

O aplicativo pode ser baixado na play store do sistema IOS ou Android.

Parque Nacional de Sete Cidades

O Parque Nacional de Sete Cidades, situado no nordeste do estado do Piauí, nos municípios de Piracuruca e Brasileira, possui uma área de 6.221,48 hectares com um perímetro de 36 Km. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Parque foi criado com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, turismo e preservação.

Ascom

Veja Também

TST acolhe proposta para realização de sustentação oral por teleconferência

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, anunciou entendimento com o Tribunal Superior do …