Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Parabéns!
Share
14/06/2025 5:37 PM
sábado, 14 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Destaque

Parabéns!

adm
Last updated: 24/08/2022 12:06 PM
adm Published 24/08/2022
Share
WhatsApp Image 2022 08 22 at 18.20.06
SHARE

Após pleito da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) irá implantar varas empresarias.

As 1ª e a 2ª Varas de Recuperação de Empresas e Falências de Fortaleza foram transformadas em 1ª e 2ª Varas Empresarial, de Recuperação de Empresas e de Falências do Estado. Também foi alterada a competência da 2ª Vara de Registros Públicos da Capital, que passa a funcionar como 3ª Vara Empresarial. A portaria publicada no Diário da Justiça, na última quinta-feira (18/08), confirmou a determinação. Clique aqui e confira a resolução do Tribunal Pleno nº 11/2022.

A iniciativa veio após proposição feita pelo advogado e atual presidente da Comissão sobre a Lei Geral de Proteção de Dados da OAB-CE, João Rafael Furtado, solicitando à OAB-CE o envio de um requerimento ao Poder Judiciário para a criação e implantação de uma vara especializada de competência regional, focada na resolução de conflitos empresariais e relacionados à arbitragem. O pleito era um pedido antigo da Ordem cearense feito em 2019 ao presidente da TJCE em exercício na época, desembargador Washington Luís Bezerra de Araújo. Clique aqui e confira o requerimento na íntegra.

Para o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, a criação das varas é uma conquista para a advocacia. “Já temos varas especializadas em outras capitais brasileiras, que atuam com grande sucesso para atender as demandas empresariais. A criação da vara em Fortaleza irá beneficiar bastante a advocacia local”, afirmou.

De acordo com João Rafael, varas e câmaras especializadas em julgar um tema específico são vistas como possibilidade de dar céleres e efetivas repostas à população, que procura os tribunais em busca de soluções para problemas complexos. “Em São Paulo, por exemplo, já existem varas e câmaras especializadas na matéria empresarial. É certo afirmar que essas demandas passaram a ter mais fluidez e técnica, assegurando uma maior segurança jurídica aos envolvidos. Isso é algo que desejamos que aconteça aqui”, explicou.

De acordo com o TJCE, a medida proporcionará celeridade na tramitação das ações relacionadas ao Direito Empresarial, que passarão a ter juízes trabalhando exclusivamente para a análise dos casos específicos.

Imagem: Ascom OAB-CE

Divulgação 

WhatsApp Image 2022 08 22 at 18.20.06 1024x1024.jpeg

 

Fonte:OAB-CE

Secretaria de Justiça empossa 68 novos policiais penais

Diretor-tesoureiro da OAB Piauí vai a Brasília, destaca ações institucionais e solicita recursos em benefício da advocacia

AGU pede bloqueio de bens de 40 presos em flagrante nos atos golpistas

Pedido de demissão de gestante não afasta direito à estabilidade provisória

Em solenidade dos 130 anos do TJ-PI, presidente Oliveira destaca avanços do judiciário

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?