Palestra sobre Biotecnologia movimentará bar na próxima segunda

Biotecnologia: da bancada ao balcão! Esse será o tema de uma palestra que ocorrerá durante o Pint of Science Teresina, um dos maiores encontros de divulgação científica do mundo. O festival tem início na próxima segunda-feira (14), em dois bares, de forma simultânea. A ideia é tratar de assuntos curiosos e da rotina de cientistas na descontração de uma mesa de bar. O público só pagará o que consumir no estabelecimento. A palestra sobre Biotecnologia será ministrada no Medalhão do Chef, pelos pesquisadores Francisco Cardoso Figueiredo e José Ribeiro dos Santos Júnior, a partir das 19h.

De acordo com o pesquisador Francisco Cardoso Figueredo, o bate-papo será dinâmico e trará detalhes interessantes sobre produtos regionais que podem ser usados para a limpeza da água, por exemplo. “O Pint of Science é uma oportunidade de mostrarmos nosso trabalho de pesquisa, por meio do contato direto com o público, em geral, fora do espaço acadêmico. Apresentaremos o processo de fabricação do biodisel, além disso, uma cola de amido de babaçu antichama, ou seja, que não pega fogo. Junto a isso, explicaremos como a água poderá ser reutilizada, seja ela doméstica ou industrial, portanto uma forma de sustentabilidade”, destaca o cientista.

Por meio do conhecimento da Química é possível realizar inúmeros produtos e, especialmente, preservar o meio ambiente.  “Vamos explicar detalhes de um produto feito com o líquido da castanha de caju que serve como impermeabilizante para concreto”, explica o cientista José Ribeiro dos Santos.

O Pint of Science acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de maio, simultaneamente, no Rambeer Cervejaria Artesanal e Medalhão do Chef. Segundo o coordenador local do evento, Francisco Soares, cada noite com temáticas diferenciadas, onde os participantes terão a chance de conversar informalmente com os cientistas. “O objetivo do festival é levar os mais recentes debates e descobertas científicas de forma descontraída e interativa ao público”, explica Soares.

O evento é uma realização do CUIA (Centro Unificado de Inovação Aplicada), em parceria com a Sedet (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico), por meio Superintendência de Ciência e Tecnologia.

Fonte: Ascom

Veja Também

Concurso Prefeitura SP: edital inédito para 550 vagas segue previsto para 2021

Um novo concurso prefeitura SP deverá ser realizado em decorrência da reorganização da administração pública …