sexta-feira , fevereiro 26 2021

OAB Piauí integra reunião do COE sobre o Plano Operacional de Estratégia de Vacinação contra a Covid-19

O Presidente da Comissão de Direitos da Saúde da OAB Piauí, Williams Cardec, integrou, na manhã desta sexta-feira (15), a reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE), sobre o Plano de Vacinação contra a Covid-19 no Piauí. O encontro aconteceu no Palácio de Karnak, onde o Governador Wellington Dias apresentou o Plano Operacional de Estratégia aos secretários de Saúde e prefeitos dos municípios piauienses.

O Plano apresenta as fases da vacinação, os grupos prioritários e demais informações operacionais, tais como, a capacitação de recursos humanos, monitoramento de eventos adversos, segurança e comunicação.

Segundo o Presidente Williams Cardec, “é muito importante que a OAB Piauí esteja presente em um momento tão importante para a sociedade piauiense, em que é apresentado um plano de ação para frear essas graves consequências da Covid-19. A OAB Piauí, por ser vigilante na garantia dos direitos do cidadão e seu respectivo acesso aos sistemas de saúde, continuará integrando esses encontros, até mesmo auxiliando no que for necessário para a efetiva vacinação em nosso Estado”, ressaltou.

De acordo com o Governador Wellington Dias, a estimativa é de que na primeira fase 229.335 piauienses sejam vacinados e a previsão é que 1.113.329 pessoas dos grupos prioritários sejam imunizadas até o final da quarta fase. “Estamos prontos para a vacinação. Apresentamos o plano estratégico e na próxima terça ou quarta-feira deveremos ter a data para começar”, frisou o Governador.

Como consta no Plano de Vacinação, na primeira fase serão vacinados trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais, povos e comunidade tradicionais ribeirinhas e Quilombolas, bem como a população indígena em terras indígenas demarcadas. Na segunda fase, serão as pessoas de 60 a 74 anos. Já na terceira fase, será a vez das pessoas com comorbidades. Na quarta, estão as pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente grave, dentre outros grupos. (Confira o Plano de vacinação na íntegra).

“Enviaremos, hoje, os equipamentos de proteção individual, bem como agulhas e seringas para os profissionais de saúde que irão trabalhar na campanha de vacinação. Todos os 224 municípios irão receber. Serão utilizados na primeira fase da vacinação em torno de 200 mil kits e já estamos nos preparando para a distribuição o material destinado à segunda fase, de forma que possamos garantir todas as condições de realização da campanha no estado do Piauí”, ressaltou o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Com informações: Governo do Estado do Piauí

Veja Também

TCU requisita material sobre contratação de Moro por consultoria americana

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), deu o primeiro passo …