Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
sexta-feira, 21 ago, 2026
sexta-feira, 21 ago, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Destaque - OAB-PI realiza desagravo público em Piracuruca e reafirma defesa das prerrogativas da advocacia

DestaqueJurídico

OAB-PI realiza desagravo público em Piracuruca e reafirma defesa das prerrogativas da advocacia

Redação
Last updated: 21/08/2026 10:27 AM
Redação
Published: 21/08/2026
Share
27A7398 scaled 1
SHARE

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), realizou nesta terça-feira (18) um desagravo público em defesa das prerrogativas da advocacia em Piracuruca. O ato reuniu advogados e advogadas da região e contou com a participação dezenas de advogados e advogadas que saíram de Teresina em um ônibus para acompanhar a manifestação.

Contents
  • MANIFESTAÇÃO COLETIVA DA OAB-PI
  • DEFESA DAS PRERROGATIVAS

Realizado em frente à agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Piracuruca, o ato teve como objetivo reafirmar que a advocacia não aceitará situações de intimidação, constrangimento ou desrespeito ao exercício profissional.

Ao se dirigir aos participantes, o presidente da OAB Piauí, Raimundo Júnior, destacou que o desagravo ultrapassa o caráter simbólico e representa uma manifestação institucional em defesa da advocacia.

“Estamos todos de pé, porque ninguém vai nos mandar sentar em nenhum lugar. E esse momento não é um momento apenas simbólico. É um momento em que registramos a sociedade de Piracuruca, em que registramos na porta da agência do INSS que não toleraremos intimidação, constrangimento e desrespeito a qualquer advogado e advogada de Piracuruca e do Estado do Piauí.”

MANIFESTAÇÃO COLETIVA DA OAB-PI

A presença expressiva da advocacia no ato reforçou o caráter coletivo da manifestação. O desagravo público é um instrumento de defesa institucional das prerrogativas profissionais e de afirmação de que o exercício da advocacia deve ocorrer com independência, respeito e segurança.

A advogada Júlia Tapety em cuja defesa foi realizado o desagravo também ressaltou que, embora o ato tenha sido provocado por uma situação específica, sua importância alcança toda a advocacia da região. Segundo ela, profissionais têm enfrentado dificuldades para exercer suas atividades e até mesmo ingressar em instituições públicas sem receio de constrangimentos.

“O ato é meu, é no meu nome, mas eu não queria que fosse lembrado assim. Eu realmente queria que fosse lembrado como o ato de defesa das nossas prerrogativas, da prerrogativa da advocacia piracuruquense e da região, que vem sofrendo situações em que a gente não consegue exercer [a profissão] e entrar nessa instituição com medo. Meu Deus, como é que vai ser, pisando em ovos?”

Ao concluir sua manifestação, a advogada reforçou a importância de a advocacia ocupar os espaços institucionais sem intimidação e afirmou que permanecer de pé simboliza a disposição da categoria em defender suas prerrogativas.

“Estamos aqui de pé, continuaremos de pé, porque a gente tem o direito de ocupar os lugares da instituição, qualquer lugar que seja, e escolher como vamos ocupar esses espaços, e que seja de pé.”

DEFESA DAS PRERROGATIVAS

Com o ato, a OAB Piauí reafirma que a defesa das prerrogativas não se limita a manifestações individuais, mas constitui uma responsabilidade institucional da Ordem sempre que o exercício profissional da advocacia estiver sob ameaça de constrangimento ou desrespeito.

Toffoli ignora crise e converte em dinheiro, em dobro, um terço das férias de magistrados
STF recebeu 569 pessoas durante sábado de visitação pública em ação cívica conjunta “Palácios de portas abertas”
STJ decide que compra de carro para revenda exige transferência e emissão de novo CRV
MPF quer atestar a veracidade de pretos e pardos no sistema de cotas raciais
LGPD começa a valer nesta sexta-feira
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?