A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), realizou nesta terça-feira (18) um desagravo público em defesa das prerrogativas da advocacia em Piracuruca. O ato reuniu advogados e advogadas da região e contou com a participação dezenas de advogados e advogadas que saíram de Teresina em um ônibus para acompanhar a manifestação.
Realizado em frente à agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Piracuruca, o ato teve como objetivo reafirmar que a advocacia não aceitará situações de intimidação, constrangimento ou desrespeito ao exercício profissional.
Ao se dirigir aos participantes, o presidente da OAB Piauí, Raimundo Júnior, destacou que o desagravo ultrapassa o caráter simbólico e representa uma manifestação institucional em defesa da advocacia.
“Estamos todos de pé, porque ninguém vai nos mandar sentar em nenhum lugar. E esse momento não é um momento apenas simbólico. É um momento em que registramos a sociedade de Piracuruca, em que registramos na porta da agência do INSS que não toleraremos intimidação, constrangimento e desrespeito a qualquer advogado e advogada de Piracuruca e do Estado do Piauí.”
MANIFESTAÇÃO COLETIVA DA OAB-PI
A presença expressiva da advocacia no ato reforçou o caráter coletivo da manifestação. O desagravo público é um instrumento de defesa institucional das prerrogativas profissionais e de afirmação de que o exercício da advocacia deve ocorrer com independência, respeito e segurança.
A advogada Júlia Tapety em cuja defesa foi realizado o desagravo também ressaltou que, embora o ato tenha sido provocado por uma situação específica, sua importância alcança toda a advocacia da região. Segundo ela, profissionais têm enfrentado dificuldades para exercer suas atividades e até mesmo ingressar em instituições públicas sem receio de constrangimentos.
“O ato é meu, é no meu nome, mas eu não queria que fosse lembrado assim. Eu realmente queria que fosse lembrado como o ato de defesa das nossas prerrogativas, da prerrogativa da advocacia piracuruquense e da região, que vem sofrendo situações em que a gente não consegue exercer [a profissão] e entrar nessa instituição com medo. Meu Deus, como é que vai ser, pisando em ovos?”
Ao concluir sua manifestação, a advogada reforçou a importância de a advocacia ocupar os espaços institucionais sem intimidação e afirmou que permanecer de pé simboliza a disposição da categoria em defender suas prerrogativas.
“Estamos aqui de pé, continuaremos de pé, porque a gente tem o direito de ocupar os lugares da instituição, qualquer lugar que seja, e escolher como vamos ocupar esses espaços, e que seja de pé.”
DEFESA DAS PRERROGATIVAS
Com o ato, a OAB Piauí reafirma que a defesa das prerrogativas não se limita a manifestações individuais, mas constitui uma responsabilidade institucional da Ordem sempre que o exercício profissional da advocacia estiver sob ameaça de constrangimento ou desrespeito.

