Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
quinta-feira, 4 jun, 2026
quinta-feira, 4 jun, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Destaque - Diretoria da OAB Nacional debate sustentação oral em visita do CNJ

DestaqueNotícias

Diretoria da OAB Nacional debate sustentação oral em visita do CNJ

Redação
Last updated: 10/02/2026 1:04 PM
Redação
Published: 10/02/2026
Share
37419784 a91d 439c 8140 00be870c8a8a
SHARE

Em visita institucional realizada nesta segunda-feira (9/2), os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Marcello Terto e Ulisses Rabaneda reuniram-se com a diretoria do Conselho Federal da OAB para tratar de temas relevantes para a defesa das prerrogativas da advocacia, com destaque para a sustentação oral em julgamentos eletrônicos. Nesta terça-feira (10/2), ambos completam um ano de mandato no CNJ, para o qual foram indicados pelo CFOAB.

A diretoria da OAB Nacional aproveitou a visita para chamar atenção à preocupação institucional da advocacia com a aplicação da Resolução CNJ 591/2024, que regulamenta os julgamentos eletrônicos no Poder Judiciário, e para destacar a atuação dos representantes da advocacia no CNJ na institucionalização desse debate no âmbito do Conselho, fortalecendo o diálogo entre a Ordem e o Poder Judiciário sobre o tema.

Durante o encontro, foi ressaltado que a regulamentação da Resolução 591/2024 pelos tribunais, em regra, tem ocorrido com critérios razoáveis e em consonância com o modelo legal de sustentação oral, preservando a lógica segundo a qual os pedidos de destaque devem ser acolhidos nas hipóteses em que a legislação assegura sustentação oral síncrona.

Também se destacou que eventuais posições que destoam da correta aplicação da resolução constituem situações pontuais, que devem ser enfrentadas à luz das boas práticas já consolidadas na maioria dos tribunais e do princípio da unidade do direito processual, cuja disciplina normativa é de competência privativa da União.

Para o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, o avanço das ferramentas digitais no Judiciário precisa ser acompanhado da preservação das garantias do exercício profissional da advocacia.

“A modernização é necessária, mas precisa ocorrer com respeito às garantias profissionais. A sustentação oral síncrona é instrumento essencial da defesa e não pode ser esvaziada por modelos processuais que reduzam a participação da advocacia nos julgamentos colegiados”, afirmou.

O presidente defendeu a continuidade do diálogo institucional com o CNJ sobre a aplicação e alteração da Resolução 591/2024, tema que também vem sendo debatido no Procedimento de Controle Administrativo 0003075-71.2023.2.00.0000, em tramitação no Conselho.

Na avaliação apresentada pela OAB Nacional, a norma, ao estabelecer requisitos mínimos para julgamentos eletrônicos, produz reflexos práticos na dinâmica das sessões virtuais e na forma de intervenção da advocacia, razão pela qual a norma precisa ser alterada e o tema segue sendo acompanhado pela entidade junto aos tribunais e ao CNJ.

O encontro também abordou processos em tramitação no CNJ relacionados ao ingresso e à atuação da advocacia no Conselho, além do monitoramento de iniciativas institucionais em desenvolvimento no órgão.

Participaram da reunião o vice-presidente da Ordem, Felipe Sarmento; a secretária-geral, Rose Morais; e o diretor-tesoureiro, Délio Lins e Silva Júnior.

Ministro defende rigor na aplicação do artigo 85 do CPC sobre honorários
Datena é condenado a indenizar policial militar por danos morais
Mesmo com vetos do STF, projeto armamentista de Bolsonaro segue em curso
Empresa é absolvida de pagar multa em valor superior ao da obrigação principal
PF cumpre mandado de busca em endereço do senador Fernando Collor em SP
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?