quarta-feira , dezembro 2 2020

MPPI promove primeiras inspeções virtuais em Unidades Básicas de Saúde do Piauí

O trabalho foi promovido pelas Promotoras de Justiça Romana Vieira, titular da PJ de Itainópolis, e Cláudia Seabra, coordenadora do CAODS

A Promotoria de Justiça de Itainópolis em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou nessa quinta (05) e sexta-feira (06) as duas primeiras inspeções virtuais em Unidades Básicas de Saúde do Piauí. Os estabelecimentos vistoriados ficam no município de Vera Mendes e Isaías Coelho, cidades que fazem parte da Comarca de Itainópolis. O trabalho foi promovido pelas Promotoras de Justiça Romana Vieira, titular da PJ de Itainópolis, e Cláudia Seabra, coordenadora do CAODS. As vistorias contaram com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais de Vera Mendes e de Isaías Coelho e dos médicos do Ministério Público, Celso Pires Filho e Viviane Pompeo.

As inspeções virtuais passaram a ser adotadas para viabilizar aos membros do Ministério Público a fiscalização em tempo real da situação dos hospitais do interior do estado, verificando as necessidades e a evolução dessas unidades, principalmente, no que diz respeito a oferta de serviços de saúde para os pacientes com o novo coronavírus. Essa modalidade de trabalho agora será usada também na fiscalização em UBSs visando fortalecer a atenção primária em saúde.

A equipe do Ministério Público conheceu a estrutura de dois postos de saúde, um em cada cidade, os serviços ofertados, os procedimentos realizados, a farmácia básica e a informatização da gestão, além de conversar com profissionais sobre as condições de trabalho. A inspeção em Vera Mendes foi guiada pela enfermeira Simone Barrosa de Carvalho, da equipe de Saúde Familiar. A secretária municipal de Saúde de Vera Mendes, Garnênia Oliveira, acompanhou os trabalhos. Os integrantes do Ministério Público elogiaram a organização e a forma de administração da unidade de saúde e parabenizaram a equipe da UBS.

Já em Isaías Coelho, a fiscalização na Unidade Basica de Saúde foi conduzida pela coordenadora de Atenção Básica, Gabiana Mauriz, e acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Isamara Campos. As duas gestoras prestaram informações aos representantes do MP do Piauí sobre o funcionamento da unidade, a equipe de profissionais, o fluxo de atendimento, a quantidade de testes para a Covid-19 que foram realizados, dentre outros dados.

Na UBS foram encontradas algumas deficiências, como a dificuldade na realização de exames laboratoriais, ausência de prontuário eletrônico, de sistema informatizado para a assistência farmacêutica e em relação a escala de profissionais da saúde.

Nas duas UBSs, os integrantes do Ministério Público visualizaram os setores de recepção, as salas de imunização, as salas de procedimentos, os consultórios de enfermagem e médico, as farmácias, os banheiros, e as áreas específicas para assistência aos pacientes com síndromes gripais e o novo coronavírus.


Fonte: Com informações da Ascom/MPPI

Veja Também

Gilmar Mendes adia julgamento de habeas corpus que colocou Queiroz em prisão domiciliar

Caso seria analisado no plenário virtual da Segunda Turma a partir desta sexta. Gilmar concedeu …