Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
sábado, 5 set, 2026
sábado, 5 set, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Destaque - MPPI e MPMA firmam cooperação e fortalecem atuação no combate à violência contra a mulher

DestaqueJurídico

MPPI e MPMA firmam cooperação e fortalecem atuação no combate à violência contra a mulher

Redação
Last updated: 04/09/2026 10:11 AM
Redação
Published: 05/09/2026
Share
MG 9875.JPG 1 2048x1365 1
SHARE

A procuradora-geral de Justiça do Piauí do MPPI, Cláudia Seabra, recebeu, o chefe do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), Danilo José de Castro Ferreira, em reunião institucional na qual foi oficializada a cessão do Sistema Pro Mulher ao MP maranhense.

Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), o Pro Mulher consiste em um protocolo único de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar. A ferramenta possibilita a integração entre os serviços e atendimentos da rede de proteção, de modo a evitar a revitimização das mulheres e oferecer um atendimento humanizado e integral.

“O sistema nasceu dessa inquietação com a referência e a contrarreferência. Antes, nós entregávamos um aviso para a mulher, orientando que ela procurasse determinado serviço, mas não sabíamos o que acontecia depois. Ela nem sempre voltava para nos dar esse retorno. E foi dessa inquietação que nasceu o Pro Mulher”, explicou a promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid/MPPI).

Além do Ministério Público, integram o Sistema Pro Mulher a Patrulha Maria da Penha, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Casa da Mulher Brasileira, entre outros órgãos que compõem a rede de proteção. “Nós estamos com todo esse serviço interligado. São dez instituições, todo mundo alimentando o sistema e todo mundo com interesse em fortalecer essa rede”, concluiu a promotora.

MG 9811.JPG 2 768x512 1
MPPI e MPMA firmam cooperação e fortalecem atuação no combate à violência contra a mulher

Iniciativa criada pelo MPPI

A procuradora-geral de Justiça, Cláudia Seabra, destacou a iniciativa criada pelo MPPI e a oportunidade de ampliar os esforços de combate à violência contra a mulher a partir do compartilhamento do Sistema com o MPMA. “A ferramenta nos permite acompanhar todo o percurso da mulher pela rede de proteção, tanto nas medidas extrajudiciais quanto nas judiciais. Ali nós temos todo o caminhar desse processo. Então, é uma ferramenta que evita a revitimização das mulheres”, afirmou.

O chefe do Ministério Público do Estado do Maranhão, Danilo Castro, agradeceu ao MPPI pela cooperação, que contribuirá para aprimorar o fluxo de atendimento às mulheres no estado vizinho. “O MP do Piauí, altruisticamente, nos cedeu o programa Pro Mulher, um programa que vai evitar a revitimização, que vai melhorar o fluxo de atendimento das mulheres e maximizar as funções das Promotorias das mulheres”, comentou o PGJ-MA.

Participaram da reunião o corregedor-geral do MPPI, procurador de Justiça Fernando Ferro; o subprocurador-geral de Justiça Administrativo do MPPI, promotor de Justiça Plínio Fontes; o chefe de gabinete da PGJ-PI, promotor de Justiça Jorge Pessoa; o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MA), promotor de Justiça Fábio Henrique Meireles Mendes; e o chefe da Assessoria Especial de Investigação, promotor de Justiça Reginaldo Júnior Carvalho.

ESA Nacional realizará II Seminário de Interiorização Jurídica
OAB vê ‘clara tentativa de criminalização da advocacia’ em fase da Lava Jato que fez buscas contra advogados
Quinto Constitucional: José Wilson é escolhido novo Desembargador do TJ-PI
Defensora Pública Geral participa da inauguração da Nova Maternidade com a presença da Ministra da Saúde
TRF4 forma primeira lista tríplice apenas com mulheres
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?