O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), firmaram nesta quarta-feira (20), um acordo de Cooperação Técnica que tem a finalidade de promover programas e projetos de natureza técnica, científica, acadêmica e cultural, bem como, intercâmbio de conhecimentos e a integração entre essas instituições.

O termo firmado visa também o aperfeiçoamento técnico de recursos humanos, com ênfase na pesquisa jurídica e gestão pública, além da realização de atividades acadêmicas, por meio da realização de cursos de capacitação e atualização, fóruns, eventos, conferências, seminários, encontros, debates e palestras de interesses comuns entre o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), órgão auxiliar do MPPI, e a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí (Esdepi).

Participaram do momento: o procurador-geral de Justiça do Piauí(PGJ-PI), Cleandro Alves de Moura; a procuradora de Justiça e Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Teresinha de Jesus Moura Borges; a defensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e a Diretora da Escola Superior da Defensoria, Sheila de Andrade Ferreira.

“Acordo de suma importância celebrado aqui neste momento entre a Defensoria Pública e Ministério Público, para que haja esse intercâmbio de informação e capacitação entre membros e servidores das respectivas instituições. O Ministério Público, através do seu CEAF, oferece vários cursos de capacitação de membros e servidores e outros cursos que venham a aprimorar. Embora distintas as atribuições, há muita similaridade em algumas matérias entre a Defensoria Pública e Ministério Público, e a intenção é que realmente haja esse compartilhamento de informações”, disse o PGJ-PI.

A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, destacou a importância do termo celebrado, de modo a aperfeiçoar a prestação e a execução dos serviços através da produção e à difusão de conhecimentos dos membros, servidoras e servidores beneficiados.