Mediação é tema de palestra na Semana da Cidadania na UESPI

Com o tema “Mediação: solução pacífica de conflitos”, o advogado e presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-PI, Roger Gurgel, palestrou para estudantes do curso de Direito e demais cursos  no Campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Bairro Pirajá. A palestra fez parte da programação da Semana da Cidadania, organizado pela Ação Eleitoral e Cidadania (AJE) do TRE-PI e pelo Núcleo Permanente Interdisciplinar de Direitos Humanos (Nupidh), com apoio da Ordem e outras instituições parceiras.

A palestra teve como foco principal explanar aos estudantes a origem, história e princípios que norteiam o processo de mediação de conflitos. O advogado explica que a mediação é um diálogo entre duas ou mais partes em conflito, assistidas por um mediador, para que possam chegar a um acordo satisfatório. “É uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, de forma imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o problema”, esclareceu Roger Gurgel.

A técnica é norteada pelos princípios de informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual. Segundo o advogado, não se trata mais de um processo alternativo de resolução de conflitos, a mediação já é considerada no meio jurídico como o meio adequado para tal. “A classe judiciária só tem a agradecer a mediação, trata-se de um caminho sem volta”, reforçou Roger Gurgel.

Além de explicar sobre o processo de mediação, o advogado pontuou a atuação da OAB-PI através da Câmara de Mediação e Arbitragem (CMA), que em dois anos de funcionamento atendeu mais de 2 mil demandas, com 85% de mediações frutíferas, ou seja, que obtiveram sucesso no processo. Roger recorda que a CMA que já funcionava na sede da OAB-PI, passará a funcionar também no NUPIDH, com salas equipadas de computadores, impressoras e salas para as sessões de mediação.

“É uma demanda que tende a crescer ainda mais. Por isso, que a Câmara está expandindo sua atuação para o Campus da Uespi Pirajá no NUPIDH. Hoje mesmo, alguns dos novos mediadores da última seleção vieram conhecer o espaço”, disse.

Ao término da palestra, os participantes receberam certificação de 4h/a. A Semana da Cidadania segue com programação com palestras, mesas redondas, rodas de conversas, lançamentos de livros, dentre outros.

Fonte: Ascom

Veja Também

SP: Juíza mantém autorização para retorno das atividades presenciais em escolas

Na decisão, magistrada ressaltou que a presença dos alunos é facultativa. A juíza de Direito, …