Lançamento de obras jurídicas na OAB

Foram lançadas duas obras jurídicas no Conselho Federal da OAB. O professor Paulo Roberto de Gouvêa Medina, ex-conselheiro federal por Minas Gerais e agraciado com a Medalha Rui Barbosa na última gestão da OAB, lançou o livro Iura Novit Curia: a máxima e o mito. A outra obra é Advocacia do Futuro: cases de sucesso para um novo mundo jurídico, coordenado por Lara Selem e Rodrigo Bertozzi.

Sobre seu livro, Medina explica que fez uma homenagem à advocacia. “A obra corresponde aos meus 50 anos de graduação em Direito, boa parte desse tempo dedicada ao magistério jurídico. O livro procura resgatar o papel do advogado no processo em geral, mostrando que a máxima Iura Novit Curia leva consigo a máxima de que o juiz é uma figura onisciente: ele conhece o Direito e ao advogado caberia, apenas, a exposição dos fatos. Eu não procuro renegar essa ideia, mas somente reinterpretar sua exata dimensão no processo atual”, explicou.

Selem, por sua vez, disse que ideia de sua obra veio da transformação pela qual passa a advocacia. “Falar de temas como finanças, produção jurídica, tecnologia e gestão de pessoas aflige boa parte dos advogados. Da mesma forma, isso ocorre com temas como estratégia dos escritórios e escolha de áreas de atuação. Diante da falta de tempo que os prazos nos impõem, no livro é feito um convite à advocacia para tecer reflexões sobre o exercício da profissão nos próximos dez anos, pelo menos”, resumiu a advogada.

OAB

Veja Também

Pé-de-Meia: estudantes já podem saber se foram contemplados

Consulta pode ser feita pelo aplicativo Jornada do Estudante A partir desta quarta-feira (20), os …